sexta-feira, 24 de junho de 2011

SÃO JOÃO BATISTA

São João Batista, filho de Zacarias e de Santa Isabel, era chamado "Batista" pelo facto de ser um "batizado" (Lc 3,3). João, cujo nome significa "Deus é propício", veio à luz em idade avançada de seus pais (Lc 1, 36). Parente de Jesus, foi o precursor do Messias. 
João Batista é aquele que aponta a Jesus, dizendo: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim, vem um homem que passou adiante de mim, porque existia antes de mim" (Jo 1, 29). E deu este testemunho: "Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai os caminhos do Senhor" (Jo 1,22).
São Lucas, no primeiro capítulo de seu Evangelho, narra a concepção, o nascimento e a pregação de João Baptista, marcando assim o advento do Reino de Deus no meio dos homens. A Igreja celebra-o desde os primeiros séculos do cristianismo. É o único santo cujo nascimento (24 de Junho) e martírio são evocados em duas solenidades pelo povo cristão. O seu nascimento é celebrado pelo povo com grande júbilo: cantos e danças folclóricas, fogueiras e quermesses.
Seus pais desejaram e pediram este filho, mas foi o Senhor que o escolheu e marcou, ainda antes de nascer, para a missão a que estava designado.  Também a nós, antes de nascermos, nos marcou o Senhor para estes tempos cristãos, diz S. Pedro.
Deus não chama ninguém à vida sem uma missão que lhe dê sentido e os dotes e graças que para isso precisa. Importa é dar-se conta dela, ser-lhe fiel e pôr no Senhor a nossa esperança para a cumprir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde moderação do comentário. Obrigada!