sábado, 23 de julho de 2011

NOSSA SENHORA, NOSSA ROSA!


Trata-se de uma rosa mágica.  Ela é o símbolo da Virgem Maria. Rezemos uma Ave Maria para consagrar todo o mundo ao Imaculado Coração de Maria Santíssima. 
"Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós". Repita por três vezes.


A PALAVRA DO DIA

A BOA NOVA
Mateus 13,24-30

Naquele tempo, 24Jesus contou outra parábola à multidão: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 25Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. 26Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. 27Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ 28O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos ar­rancar o joio?’ 29O dono respondeu: ‘Não! pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 30Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro’”.

Palavra da Salvação. 

sexta-feira, 22 de julho de 2011

NOSSA SENHORA É NOSSA DEFESA!

Oh! Nossa Senhora da Defesa, ór virgem poderosa, recorro a vossa proteção contra todos os assaltos do inimigo, pois vós sois o terror das forças malignas. Eu seguro no vosso manto santo e me refugio debaixo dele para estar guardado, seguro e protegido de todo o mal.
Mãe Santíssima, Refúgio dos pecadores, vós recebestes de Deus o poder para esmagar a cabeça da serpente infernal e com a espada levantada afugentar os demônios que querem acorrentar os filhos de Deus.
Curvado sobre o peso dos meus pecados venho pedir a vossa proteção hoje e em cada dia da minha vida, para que vivendo na luz do vosso filho, nosso Senhor Jesus Cristo eu possa depois desta caminhada terrena, entrar na pátria celeste.
Amém.

A PALAVRA DO DIA

A BOA NOVA
João 20,1-2.11-18

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quan­do ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmu­lo, e não sabemos onde o colocaram”.
11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.
16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto de meu Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

Palavra da Salvação. 

quinta-feira, 21 de julho de 2011

MARIA, DESATADORA DOS NÓS!

Virgem Maria, Mãe do belo amor,
Mãe que jamais deixa de vir
em socorro a um filho aflito,
Mãe cujas mãos não param nunca
de servir seus amados filhos,
pois são movidas pelo amor divino
e a imensa misericórdia
que existem em teu coração,
volta o teu olhar compassivo sobre mim
e vê o emaranhado de nós
que há em minha vida.
Tu bem conheces o meu desespero,
a minha dor e o quanto estou amarrado
por causa destes nós.
Maria, Mãe que Deus
encarregou de desatar os nós
da vida dos seus filhos,
confio hoje a fita da minha vida em tuas mãos.
Ninguém, nem mesmo o maligno
poderá tirá-la do teu precioso amparo.
Em tuas mãos não há nó
que não poderá ser desfeito.
Mãe poderosa, por tua graça
e teu poder intercessor
junto a Teu Filho e Meu Libertador, Jesus,
recebe hoje em tuas mãos este nó.........
Peço-te que o desates para a glória de Deus,
e por todo o sempre.
Vós sois a minha esperança.
Ó Senhora minha,
sois a minha única consolação dada por Deus,
a fortaleza das minhas débeis forças,
a riqueza das minhas misérias, a liberdade,
com Cristo, das minhas cadeias.
Ouve minha súplica.
Guarda-me, guia-me,
protege-me, ó seguro refúgio!
Maria, Desatadora dos Nós, roga por mim.

A PALAVRA DO DIA

A BOA NOVA
Mateus 13,10-17

Naquele tempo, 10os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” 11Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado.
12Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. 13É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não vêem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem.
14Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. 15Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’.
16Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.

Palavra da Salvação.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

GLORIOSO SÃO JOSÉ!

São José é o santo que intercede por todas as graças que necessitamos, muitas vezes de maneira surpreendente e quase inacreditável.

Os singulares privilégios de São José foram revelados à Serva de Deus, Santa Agueda:

Por sua intercessão alcançamos a virtude da castidade e a vitória sobre as tentações contra pureza.

Por sua intercessão alcançamos o poderoso auxilio da graça para sair do pecado e voltar a amizade com Deus.

Por seu intermédio alcançamos a benevolência da Santíssima Virgem Maria e a verdadeira devoção a ela.

Por sua intercessão alcançamos a graça de uma boa morte e a especial proteção contra o demônio nesta hora.

Os espíritos malignos estremecem ao ouvir o nome de São José.

Por sua intercessão alcançamos a saúde do corpo e o auxílio nas mais diversas necessidades.

Por sua intercessão as famílias alcançam a bênção da prosperidade.

Nossa Senhora revelou a Santa Agueda:

"Os homens ignoram os privilégios que o Senhor concedeu a São José, e quanto pode sua intercessão junto de Deus. Somente no dia do Juízo os homens conhecerão sua excelsa santidade e chorarão amargamente por não haverem se aproveitado desse meio tão poderoso e eficaz para sua salvação e alcançar as graças de que necessitavam".  SJMJ

A PALAVRA DO DIA

A BOA NOVA
Mateus 13,1-9

1Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia. 2Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. 3E disse-lhes muitas coisas em parábolas:
“O semeador saiu para semear. 4Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. 5Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. 6Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz.
7Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. 8Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. 9Quem tem ouvidos, ouça!”

Palavra da Salvação.

terça-feira, 19 de julho de 2011

ORAÇÃO DO PERDÃO

"Muitos hoje morrem, ficam doentes, abatidos, sofrem pelo fato de não dar nem pedir perdão. Nesta oração que dispomos para todos, pedimos que cada um que a ela acessar possa em Nome de Jesus sair da atual situação que se encontra por falta de perdão" Faça esta experiência de oração e verás a graça acontecer.
Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus Vivo, meu Senhor, meu Salvador, na Tua Palavra nos dizes: “Aquele que vem a mim, eu não o lançarei fora” (Jo 6,37).
Eu venho a Ti, Senhor. Eis-me aqui. Pobre pecador. Eu venho procurar refúgio no Teu coração, eu quero me abandonar em ti. Eu venho abatido, implorar a tua misericórdia e o teu perdão.
Eu reconheço, Senhor Jesus, que sou pecador. Reconheço que pequei contra Deus, contra o meu próximo...Sei que cometi pecados que causaram males para mim mesmo, para a minha família. Eu venho a ti Senhor Jesus, pedir perdão por ter guardado ódio, raiva, ressentimentos, inveja ciúmes, revolta. Perdão Senhor! Misericórdia!
Quantas vezes Jesus, eu deixei a mentira, a preguiça, o orgulho, a vaidade, a auto-suficiência tomarem conta de mim. Perdão Senhor. Misericórdia!
Querido Jesus, eu pelo perdão pelas ocasiões em que permiti que meus olhos vissem cenas que me trouxeram maus desejos, pensamentos impuros. Peço perdão pelas vezes em que usei os meus olhos para espionar os outros. Perdão, Senhor. Misericórdia!, pelas vezes em que deixei meus ouvidos captarem más palavras, por ter escutado conversas alheias, que não eram da minha conta. Perdão Senhor. Misericórdia!
Ó Jesus! E a minha língua? Quantas vezes eu permiti que ela fosse instrumento de maledicência, de destruição. Perdão Senhor Jesus!
Eu venho querido Jesus, te pedir também perdão pelas vezes em que minhas mãos foram instrumentos que me levaram a pecar. Perdão Senhor, pelas vezes em que eu permiti que meus pés me levassem a procurar caminhos outros que não os teus. Caminhos de destruição, caminhos de trevas. |Perdão, Senhor Jesus. Misericórdia!
Jesus, meu Senhor, tem piedade de mim, pois em muitas ocasiões eu julguei, eu condenei os meus irmãos, esquecendo-me de que só Tú és o justo Juiz. Eu imploro, Senhor, o teu perdão. Pela vezes em que fui instrumento de discórdia, de confusão, de desarmonia, de desunião. Pelas vezes em que eu dei mau exemplo para a minha família, para os meus vizinhos, para a minha comunidade, para os meus companheiros de trabalho. Perdão, Senhor!
Perdão, Jesus, pela hipocrisia, pela auto-piedade. Perdão, Senhor pelos pecados que eu cometi contra a castidade, contra a pureza. Perdão Senhor, pelas murmurações, pela falta de caridade para com as pessoas. Eu peço o Teu perdão Jesus pela não aceitação da vontade do Pai celeste na minha vida.
Jesus, ó Senhor da Vida, eu quero agora pedir perdão por ter destruído uma vida que começava a se formar em mim e peço perdão por ter sido conivente com a destruição de uma vida que se formava em outra pessoa. Perdão e misericórdia, Senhor Jesus!
Peço perdão Jesus, por ter causado a morte de alguém, por ter-me recusado a prestar socorro, a ajudar o irmão que precisava de auxílio. Misericórdia, Senhor Jesus. Eu quero agora Senhor, pedir o teu perdão por roubar, por cobiçar o que pertence a outra pessoa, por ter cometido injustiça, adultério.
Finalmente Jesus, peço perdão por todos os pecados que cometi durante toda a minha vida. EU peço perdão pelos pecados de que eu me lembro e também por aqueles de que eu não me lembro agora. EU rejeito todos estes pecados. Eu renuncio a todos eles.
Senhor Jesus, Tú és o meu único Senhor e Salvador, e eu creio que neste momento tu me perdoas. E eu te dou graças Senhor porque eu recebo a absolvição de todos os pecados no Santo Sacramento da Confissão.
E eu quero agora, me perdoar por todo o mal que eu cometi contra mim mesmo e contra outras pessoas. Senhor Jesus, eu quero me desvencilhar do homem velho para me tornar uma nova criatura em ti. Eu quero andar na tua luz e viver na Tua Palavra.
E por isto Senhor, neste momento, eu me coloco diante de Ti, trazendo comigo aqui na tua presença, todas as pessoas que durante toda a minha vida me fizeram grandes e pequenos males. Porque hoje, aqui e agora, eu quero perdoar a todas essas pessoas.
Eu perdôo os meus pais, meus irmãos, avós, marido, esposa, filhos, sogro, sogra, genro, nora, perdôo todos os meus parentes. Eu perdôo Senhor, e peço bênçãos e graças sobre todos eles.
Senhor, eu perdôo os meus amigos e colegas de infância. Perdôo os meus professores, os meus vizinhos, companheiros de trabalho. Perdôo o meu patrão, meu chefe, perdôo os meus subordinados EU os perdôo Senhor e peço bênçãos  graças sobre todos eles.
Senhor Jesus, em perdôo as pessoas com as quais eu me relaciono de qualquer maneira: homens e mulheres, no passado e no presente. Eu perdôo aqueles que me levaram a pecar contra a castidade e contra a pureza. Eu perdôo Senhor aqueles que me levaram a cometer adultério. Perdão Senhor, e peço bênçãos e graças sobre estas pessoas.
Eu quero perdoar Senhor, as pessoas com as quais eu convivo e trabalho na minha paróquia, na minha comunidade: padres religiosos, meus superiores. Perdão e peço que todas elas sejam abençoadas.
Agora Senhor, que quero perdoar médicos, enfermeiros, atendentes, pessoas que possam ter me tratado mal quando eu precisei de atendimento médico no hospital, pronto-socorro, no ambulatório, num posto de saúde. Abençoa Senhor a todos estas pessoas.
Eu perdôo também, Senhores,  juízes, advogados, pessoas que possam ter cometido injustiça para comigo, que me roubaram, que me levaram à prisão, que tiveram para comigo atitudes que me fizeram sofrer e passar por humilhações. Abençoe Senhor estas pessoas que eu perdôo.
Querido Jesus, eu perdôo todos os amigos que fugiram no momento em que precisei deles. Que me pediram dinheiro ou coisas emprestadas e não me devolveram.
E finalmente Senhor, eu perdôo aquela pessoa que é a mais difícil para eu perdoar. Esta pessoa Senhor que eu trago aqui bem pertinho de mim e que eu abraço agora Jesus. Eu estou abraçando esta pessoa Jesus porque eu quero perdoar e amar esta pessoa. Eu quero amá-la como tu me amas Senhor. Eu a perdôo por todo o mal que ela me fez, por todo o mal que me causou. EU peço que o Senhor a abençoe.
Amado Jesus, meu Senhor, eu te louvo porque nesta oração de perdão eu sei que agora eu estou liberto deste pecado de não perdoar. Eu estou livre Senhor do pecado de perdoar aqueles que me ofenderam. Eu te glorifico Senhor Jesus porque hoje eu pude perdoar aqueles que me caluniaram, me injustiçaram, que me magoaram profundamente, que me roubaram, que me injuriaram, que me roubaram a paz... A alegria invade o meu coração porque eu pude perdoar todas essas pessoas. Eu me sinto alegre e feliz Senhor porque todas as que, em qualquer época da minha vida, me fizeram sofrer, eu pude perdoar hoje, aqui e agora. E eu quero orar por estas pessoas Senhor Jesus. Orar e pedir sempre diariamente fazer as minhas orações e pedir por elas também, para que o Senhor as abençoe.
Eu creio Senhor Jesus que neste momento tu lavas o meu coração ferido. Eu creio que tu o transformas num coração cheio de amor e cheio de paz. Graças te dou, por isto Senhor. Eu creio que hoje eu estou completamente purificado e renovado pala força do perdão e pela força do amor. E é por isto, Senhor que eu posso dizer que eu amo e perdôo, que eu perdôo e amo cada uma destas pessoas. Senhor Jesus, eu quero viver o teu mandamento. O Senhor nos diz na Palavra: “Amai-vos uns aos outros”. Eu quero Senhor viver o mandamento do amor, para continuar vivendo em novidade de vida. Eu te dou glórias Senhor. Eu te dou honras e louvores porque tu és o meu Senhor o meu libertador. Eu te agradeço porque agora eu posso viver em paz. Esta paz que só tu podes nos dar. Eu quero viver em cada dia da vida Senhor, nesta paz.
Eu te agradeço Senhor pela transformação do meu coração, pela transformação da minha mente. Eu te agradeço pelas maravilhas que Tú operas em mim, aqui, hoje, pela força do perdão que eu pedi e que eu dei. Toda a honra e toda a glória a Ti Senhor Jesus. Amém, Amém! Senhor Jesus.
Do livro Oração de Perdão e da luz que cura. (Mª Gabriela O. Alves)

Fonte: Fraternidade Javé Shammá (13 anos evangelizando sob a inspiração do carisma da Santa Cruz) Vistem o site!

A PALAVRA DO DIA

A BOA NOVA
Mateus 12,46-50

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus pergun­tou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. 


Palavra da Salvação. 

segunda-feira, 18 de julho de 2011

SANTÍSSIMO FIRMAMENTO


Como é a presença de Jesus em nossas vidas? As fases da lua no céu podem ilustrar nosso comportamento diante do ensinamento Dele, da Boa Nova que nós somos convidados a ler, conhecer, participar, partilhar, viver...
A lua cheia para nós é a fé da presença de Jesus na Eucaristia, é a fé da presença de Jesus em nossa vida, é a nossa Luz no vale das sombras. Na Comunhão, Jesus Sacramentado é a Luz e o Caminho nas nossas sombras, nossos pecados, nossas faltas. A Sua Luz ilumina todo nosso ser, o Pão da Vida é o nosso guia, nossa pegada nos momentos de total escuridão. Também é na Comunhão Sagrada, quando sossega nosso coração e ilumina nossas trevas. 
Quando a lua está crescente, significa que nossa escuridão está se rendendo a Luz, que estamos abertos à Palavra de Deus, que nossa Fé está enraizada em terreno fértil e que está dando frutos, afastando o joio da nossa vida.
A lua minguante, de outro lado, representa cada pecado cometido, é a diminuição da Luz Eucarística dentro de nós. Toda vez que nos deixamos levar pelos maus sentimentos, pelo ressentimento, pela negação do perdão estamos minguando (afastando) a presença de Deus em nós, apagando a Luz que recebemos em cada Eucaristia.
A lua nova é a ausência total de luz, quando não conseguimos enxergar os sinais que Deus nos envia, não conseguimos ser reflexos da Luz de Deus. Ele está ali velando por nós, ansioso por oferecer Sua luz, Sua misericórdia, porém estamos "cegos", apesar de saber que Deus está sempre presente em todos os momentos.
Não podemos deixar a escuridão/lua nova prevalecer, senão ficamos cegos, não enxergamos o Caminho, não deixamos que Deus envie Sua Luz refletida em Jesus Eucarístico.
A lua cheia é a representação celeste da Hóstia Santa, é o Santíssimo Sacramento exposto no firmamento, sendo levantado toda noite para que não nos esqueçamos de que todo dia devemos olhar para o céu, louvar e agradecer e no Dia do Senhor, apresentar-se humildemente diante de Jesus e participar com fé da Sagrada Eucaristia na esperança de ter a Luz restaurada em nós!
Que no nosso firmamento, a Eucaristia seja sempre uma lua cheia refletindo a Luz de Jesus Cristo, Deus Vivo, em nosso coração!
Texto e foto: Carlos Cintra

A PALAVRA DO DIA

A BOA NOVA
Mateus 12,38-42
Naquele tempo, 38alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. 39Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.
40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.
42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão”.

Palavra da Salvação. 

domingo, 17 de julho de 2011

ORAÇÃO MILAGROSA

Senhor Jesus, venho ante Vós, tal como eu sou, estou triste por meus pecados, me arrependo deles, por favor, me perdoe. Em Teu Nome, me perdoem todos os outros por aquilo que fiz contra eles. Eu renuncio a Satanás, aos espíritos malignos e todas as suas obras. Dou todo o meu ser a Vós, Senhor Jesus, eu vos aceito como meu Senhor Deus e Salvador. Curai-me, mudai-me, fortalecei-me no corpo, alma e espírito. Vem Senhor Jesus, cobri-me com o Vosso Precioso Sangue, e dai-me o Vosso Espírito Santo, eu vos amo Senhor Jesus, eu vos louvo Senhor Jesus, eu vos agradeço Senhor Jesus, vou seguir-vos todos os dias da minha vida. Amém. Maria, Minha Mãe, Rainha da Paz, todos os Anjos e os Santos, por favor me ajudem. Amém 

A PALAVRA DO DIA

A BOA NOVA
Mateus 13,24-43

Naquele tempo: 24Jesus contou outra parábola à multidão: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 25Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. 26Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. 27Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ 28O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ 29O dono respondeu: ‘Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 30Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e amarrai-o em feixes para ser queimado. Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!”
31Jesus contou-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. 32Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”.
33Jesus contou-lhes ainda outra parábola: “O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.
34Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, 35para se cumprir o que foi dito pelo profeta: “Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo”.
36Então Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!” 37Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. 39O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifeiros são os anjos. 40Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: 41o Filho do Homem enviará seus anjos, e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; 42e depois os lançarão na fornalha de fogo. Aí haverá choro e ranger de dentes. 43Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”.