sábado, 27 de agosto de 2011

SANTA MÔNICA

"Depois de suplicar a intercessão do Bispo pelo seu filho Agostinho, que andava perdido, Santa Mônica ouviu da boca do prelado umas palavras proféticas, que encheram de consolo seu coração: 'Vá embora, mulher, que é impossível que se perca um filho de tantas lágrimas!'. Se as mães soubessem o valor de suas lágrimas, não as desperdiçariam entre xingamentos e maldições, mas as ofereceriam a Deus no silêncio de seu coração. Lágrimas de mãe removem montanhas! O sofrimento da esposa converte o marido." (Márcio Mendes – Trecho do livro: Quando só Deus é a resposta)

Ato de contrição

Senhor meu Jesus Cristo, divino Redentor e Salvador das almas, que pelas piedosas lágrimas de vossa serva Mônica vos dignastes converter inteiramente a Vós o coração de seu filho Agostinho, e desde o dia de sua total e ditosa conversão lhe inspirastes que fizesse sempre frutos de verdadeira penitência;
Pelas lágrimas benditas daquela mãe e pela sinceríssima conversão daquele bem aventurado filho, concedei, misericordioso, a nossas almas aquela dor de verdadeira contrição que alcança com segurança o perdão de toda culpa; aquele pranto de sincero arrependimento que apaga toda inquietude e toda mancha, e o fazer tais frutos de penitência que devolvam a justificação e a paz a nosso espírito contrito e humilhado que deveras se converte a Vós e deseja ver vos satisfeito conosco para sempre. Amém.

Oração

Oh! gloriosa Santa Mônica, espelho de esposas, modelo de mães, e viuvas, mulher admirável, a quem Deus infundiu o espírito de oração e concedeu aquele dom de lágrimas com que soubestes fazer apiedar-se ao Deus das misericórdias para que se compadecesse de vossos gemidos, escutai vossas orações e nos concedera o fim de todos os vossos desejos!
A vossos pés viemos hoje, nós que sofremos e choramos nos tristes caminhos da vida, a suplicar-vos que nos alcanceis o espírito de oração que vos tivestes e a compunção que merecem nossas culpas, para que, derramando com humildade nosso coração ante o Deus de toda piedade e misericórdia, alcancemos a graça de viver a santa vida que vos vivestes na terra, e mereçamos a glória que vos tens agora no céu, em companhia de nossos pais, esposos e filhos, e de todos os que pelo sangue e o afeto nos pertencem e são em Jesus Cristo, Senhor nosso, amados e queridos de nosso coração. Amém.


MÚSICA DE/PARA DEUS | VIVER PRA MIM É CRISTO

A BOA NOVA

Mateus 25, 14-30

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola:
14”Um homem ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. 15A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida viajou. 16O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles, e lucrou outros cinco. 17Do mesmo modo, o que havia recebido dois lu­crou outros dois. 18Mas aquele que havia recebido um só, saiu, cavou um buraco na terra, e escondeu o dinheiro do seu patrão. 19Depois de muito tempo, o patrão voltou e foi acertar contas com os empregados. 20O empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: ‘Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco que lucrei’. 21O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’ 22Chegou também o que havia recebido dois talentos, e disse: ‘Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei’. 23O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’ 24Por fim, chegou aquele que havia recebido um talento, e disse: ‘Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ceifas onde não semeaste. 25Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence’. 26O patrão lhe respondeu: ‘Servo mau e preguiçoso! Tu sabias que eu colho onde não plantei e que ceifo onde não semeei?27Então devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence’. 28Em seguida, o patrão ordenou: ‘Tirai dele o talento e dai-o àquele que tem dez! 29Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30Quanto a este servo inútil, jogai-o lá fora, na escuridão. Ali haverá choro e ranger de dentes!”

Palavra da Salvação. 

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

CERCO DE JERICÓ

Torna-se cada vez mais comum as comunidades adoradoras fazerem o Cerco de Jericó. De que se trata? Esta prática nasceu na Polônia. Consiste na oração incessante de Rosários, durante sete dias e seis noites, diante do Santíssimo Sacramento exposto. 
De onde veio a inspiração paro o  “Cerco de Jericó”? No Antigo Testamento, depois da morte de Moisés, Deus escolheu Josué para conduzir o povo hebreu. Deus disse a Josué que atravessasse o Jordão com todo o povo e tomasse posse da Terra Prometida. A cidade de Jericó era uma fortaleza  inexpugnável. Ao chegar junto às muralhas de Jericó, Josué ergueu os olhos e viu um Anjo, com uma espada na mão, que lhe deu ordens concretas e detalhadas. 
Josué e todo Israel executaram fielmente as ordens recebidas: durante seis dias, os valentes guerreiros de Israel deram uma volta em torno da cidade. No sétimo dia, deram sete voltas. Durante a sétima volta, ao som da trombeta, todo o povo levantou um grande clamor e, pelo poder de Deus, as muralhas de Jericó caíram… (cf. Js 6). 
O Santo Padre João Paulo II  devia ir à Polônia a 8 de maio de 1979, para o 91º aniversário do martírio de Santo Estanislau, bispo de Cracóvia. Era a primeira vez que o Papa visitava o seu país, sob o regime comunista; era uma visita importantíssima e muito difícil. Aqui começaria a ruína do comunismo ateu e a queda do muro de Berlim.  
Em fins de novembro de 1978, sete semanas depois do Conclave que o havia eleito Papa, Nossa Senhora do Santo Rosário teria dado uma ordem precisa a uma alma privilegiada da Polônia: “Para a preparação da primeira peregrinação do Papa à sua Pátria, deve-se   organizar na primeira semana de maio de 1979, em Jasna Gora (Santuário Mariano), um Congresso do Rosário: sete dias e seis noites de Rosários consecutivos diante do Santíssimo Sacramento exposto.” 
No dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro de 1978), Anatol Kazczuck, daí em diante promotor desses Cercos, apresentou a ordem da Rainha do Céu a Monsenhor Kraszewski, bispo auxiliar da Comissão Mariana do Episcopado. Ele respondeu: “É bom rezar diante do Santíssimo Sacramento exposto; é bom rezar o Terço pelo Papa; é bom rezar em Jasna Gora. Podeis fazê-lo.” 
Anatol apresentou também a mensagem de Nossa Senhora a Monsenhor Stefano Barata, bispo de Czestochowa e Presidente da Comissão Mariana do Episcopado. Ele alegrou-se com o projeto, mas aconselhou-os a não darem o nome de “Congresso”, para maior facilidade na sua organização. Então, deu-se o nome de “Cerco de Jericó” a esta iniciativa. 
O padre-diretor de Jasna Gora aprovou o projeto, mas não queria que se realizasse em maio por causa dos preparativos para a visita do Santo Padre. Dizia ele: “Seria melhor em abril.” “Mas a Rainha do Céu deu ordens para se organizarem esses Rosários permanentes na primeira semana de maio”, respondeu o Sr. Anatol. O padre aceitou, recomendando-lhe que fossem evitadas perturbações. 
A Santíssima Virgem sabia bem que o Cerco de Jericó em maio não iria perturbar a visita do Papa, porque ele não viria. E, logo a seguir, as autoridades recusaram o visto de entrada no país ao Santo Padre, como tinham feito a Paulo VI em 1966. Consternação geral em toda a Polônia! O Papa não poderia visitar a sua Pátria. 
Foi, então, com redobrado fervor que se organizou o “assalto” de Rosários. E, no dia 7 de maio, ao mesmo tempo que terminava o Cerco, caíram “as muralhas de Jericó”. Um comunicado oficial anunciava que o Santo Padre visitaria a Polônia de 2 a 10 de junho. Sabe-se como o povo polonês viveu esses nove dias com o Papa, o “seu” Santo Padre, numa alegria indescritível! 
No dia de 10 de junho, João Paulo II terminava a sua peregrinação, consagrando, com todo Episcopado polonês, a nação polaca ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria, diante de um milhão e quinhentos mil fiéis reunidos em Blonic Kraskoskic. Foi a apoteose! 
Depois dessa estrondosa vitória, a Santíssima Virgem ordenou que se organizassem Cercos de Jericó todas as vezes que o Papa João Paulo II saísse em viagem apostólica. “O Rosário tem um poder de exorcismo”, dizem os nossos amigos da Polônia, “ele torna o demônio impotente.”
Por ocasião do atentado contra o Papa, em 13 de maio de 1981, os poloneses lançaram de novo um formidável “assalto” de Rosários e obtiveram o seu inesperado restabelecimento. Mais uma vez, as muralhas de ódio de Satanás se abatiam diante do poder da Ave-Maria. 
Em várias partes do mundo estão sendo realizados agora Cercos de Jericó. A 2 de fevereiro de 1986, aquela mesma alma privilegiada recebia outra mensagem da Rainha Vitoriosa do Santíssimo Rosário: “Ide ao Canadá, aos Estados Unidos, à Inglaterra e à Alemanha para salvar o que ainda pode ser salvo.” Nossa Senhora pede que se organizem os Rosários permanentes e os Cercos de Jericó, se queremos ter certeza da vitória.
Prof. Felipe Aquino – www.cleofas.com.br

MÚSICA DE/PARA DEUS | SOU UM MILAGRE

A BOA NOVA

Mateus 25, 1-13

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1”O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes.3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. 9As previ­dentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ l2Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.

Palavra da Salvação. 

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SOU O REFÚGIO DOS PECADORES

Olhai para Mim e Eu vos transmitirei luz.
Nos momentos de tentação, de luta e de desânimo, olhai para Mim e sereis encorajados e ajudados.
Quando vos acontecer cair, ou quando o peso da derrota se vos fizer sentir; quando vos encontrardes dominados pelo mal e pelo pecado, vinde a mim e Eu vos darei amparo.
Hoje, olhando com olhos de misericórdia para os meus filhos pecadores, lhes digo: Sou a vossa Mãe do Céu que vos convido todos a vos abrigardes sob o meu manto imaculado a fim de serdes protegidos e conduzidos a Jesus, o vosso Salvador. Sou o Refúgio dos pecadores!

A PALAVRA DO ARCEBISPO, DE MADRI SOBRE A JMJ

Meus amigos, o dia começou com uma notícia: quatro mil pessoas protestaram contra a visita do Papa. Tiveram seus 15 minutos de fama, porque a Imprensa lhes deu cobertura. A essas alturas, que importa o testemunho de um milhão de jovens que, pacificamente, andaram pelas ruas de Madri? Isso me fez lembrar duas coisas: em primeiro lugar, de um provérbio chinês que diz que “uma árvore que tomba na floresta faz mais barulho do que um milhão de árvores que crescem”; depois, lembrei-me de um poeta gaúcho que dizia: “Os que me criticam, passarão; eu, passarinho”. Passará a Jornada e aquela meia dúzia de inconformados perceberão que perderam uma boa ocasião de ficar calado, já que, além de tudo, os jovens estão gastando em Madri em hospedagem, comida e lembranças. As finanças da cidade sorrirão, agradecidas, graças ao pequeno investimento feito.
Mas vamos à Jornada: a manhã começou com minha ida à Paróquia de Nossa Senhora de Aluche. Se você não conhecia essa invocação mariana, não se preocupe: também eu não a conhecia e descobri que, como o bairro daquela Matriz se chama Aluche, deram à Nossa Senhora que está ali este nome. A Mãe de Jesus deve ter sorrido, agradecida.
Falei para brasileiros e, no grupo, havia várias ovelhinhas da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. O tema que desenvolvi foi sobre a necessidade de nossa fé estar enraizada em Cristo. Procurei responder à pergunta: afinal, por que escolher Jesus Cristo? Para não precisar entrar em detalhes, prometo-lhes que minhas meditações serão, oportunamente, colocadas no site da Arquidiocese.
À tarde, o Papa chegou. Que festa bonita! Que acolhida ele recebeu! Que mensagem ele deixou aos jovens! Percebia-se que, no meio dos jovens, o Papa Bento XVI se sentia em casa. Quanto aos jovens – milhares e milhares – pareciam estar recebendo um vovô querido e do qual estavam com muitas saudades. Para não precisar reproduzir aqui as oportunas palavras de Bento XVI, finalizo com uma recomendação: não deixe de lê-las.
E até amanhã.
Dom Murilo, de Madri, da 26ª Jornada Mundial da Juventude.
Fonte, texto e foto: Arquidiocese de Salvador

MÚSICA DE/PARA DEUS | SE FOSSE MAIS FÁCIL

A BOA NOVA

Mateus 24, 42-51


Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 42”Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor! 43Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.44Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá.
45Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? 46Feliz o empregado, cujo senhor encontrar agin­do assim, quando voltar. 47Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48Mas, se o empregado mau pensar: ‘Meu senhor está demorando’, 49e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; 50então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. 51Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.

Palavra da Salvação.
 

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ORAÇÃO A SÃO BARTOLOMEU

Glorioso São Bartolomeu, modelo sublime de virtude e puro frasco das graças do Senhor! Proteja este seu servo que humidamente se ajoelha a seus pés e implora que tenha a bondade de pedir por mim junto ao trono do Senhor.
São Bartolomeu, use todos os recursos para me proteger dos perigos que diariamente me rodeiam! Lance seu escudo protetor em minha volta e me proteja do meu egoísmo e de minha indiferença a Deus e ao meu vizinho.
São Bartolomeu , me inspire em imita-lo em todas as minhas ações. Derrame em mim suas graças para que eu possa servir e ver a Cristo nos outros e trabalhar para a Vossa maior glória.
Graciosamente obtenha de Deus os favores e as graças que eu muito necessito, nas minha misérias e aflições da vida. Eu aqui invoco sua poderosa intercessão, confiante na esperança que ouvirás minhas orações e que obtenha para mim esta especial graça e favor que eu reclamo de seu poder e bondade fraternal, e com toda a minha alma imploro que me conceda a graça ... (mencionar aqui a graça desejada), e ainda a graça da salvação de minha alma e para que eu viva e morra como filho de Deus, alcançando a doçura do Vosso amor e a eterna felicidade. Amém.

SÃO BARTOLOMEU

Neste dia, festejamos a santidade de vida de São Bartolomeu, apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo, que na Bíblia é citado com o nome de Natanael (que significa dom de Deus). Os três Evangelhos sinópticos chamam-lhe sempre Bartolomeu ou Bar-Talmay (filho de Talmay em aramaico). Nasceu em Caná da Galiléia, naquela pequena aldeia onde Jesus transformou a água em vinho.

Bartolomeu é modelo para quem quer se deixar conduzir pelo Senhor, pois, assim encontramos no Evangelho de São João: "Filipe vai ter com Natanael e lhe diz: 'É Jesus, o filho de José de Nazaré'". Depois de externar sua sinceridade e aproximar-se do Cristo, Bartolomeu ouviu dos lábios do Mestre a sua principal característica: "Eis um verdadeiro israelita no qual não há fingimento" (Jo 1,47).

Pertencente ao número dos doze, São Bartolomeu conviveu com Jesus no tempo da vida pública e pôde contemplar no dia-a-dia o conteúdo de sua própria profissão de fé: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel". Depois da Paixão, glorificação do Verbo e grande derramamento do Espírito Santo em Pentecostes, conta-nos a Tradição que o apóstolo Bartolomeu teria evangelizado na Índia, passado para a Armênia e, neste local conseguido a conversão do rei Polímio, da esposa e de muitas outras pessoas, isto até deparar-se com invejosos sacerdotes pagãos, os quais martirizaram o santo apóstolo, após o arrancarem a pele, mas não o Céu, pois perseverou até o fim.

São Bartolomeu, rogai por nós!

MÚSICA DE/PARA DEUS | FALA SENHOR

A BOA NOVA

João 1, 45-51

45Filipe encontrou-se com Na­tanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”.
46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Nata­nael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Na­ta­nael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.
50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

Palavra da Salvação. 

terça-feira, 23 de agosto de 2011

ORAÇÃO A SANTA ROSA DE LIMA





Ó Deus,
que inspirastes a
Santa Rosa de Lima,
inflamada de amor,
deixar o mundo e vos servir
através de uma vida simples e austera,
concedei-nos, por sua intercessão,
seguir na terra os vossos caminhos e participar,
junto com Sta. Rosa e todos os santos,
do vosso convívio no céu.
Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.

A PALAVRA DO ARCEBISPO, DE MADRI SOBRE A JMJ






Estão lembrados da parábola de Jesus, referente ao rei que fez um banquete e convidou várias pessoas, mas elas não apareceram? Pois é, nesta manhã, vivi a experiência daquele rei. Explico-me: fui dar a catequese na Paróquia S. João Bosco, no centro da cidade, sobre “Firmes na fé” – tema para todas as catequeses neste primeiro dia – e os centenas de convidados (jovens brasileiros) não puderam ir. É que na noite de ontem precisaram mudar de alojamento e foram para muito longe, fora da cidade. Além de irem dormir muito tarde, precisariam pegar o metrô e perceberam que não chegariam a tempo. Mas, de repente, eis que apareceram uns 300 portugueses, que deviam ir a uma outra igreja, para escutar a catequese de um bispo português. Erraram de igreja e ficaram por lá mesmo, onde eu estava, já que descobriram que o catequista – no caso eu – falava português…
Foi uma experiência muito interessante e rica. No começo, eles estavam sérios, muito sérios; aos poucos, criou-se um clima de muita alegria, desconcentração e espírito de oração. O que falei a esses jovens? Basicamente, o seguinte: não acreditamos em uma doutrina, mas seguimos uma pessoa que tem um rosto e um nome: o nome e o rosto de Jesus de Nazaré. Por causa dele, sim, acreditamos em uma série de verdades e temos até um belo catecismo, além de assumirmos um determinado comportamento moral.
No final de tudo, foi a história de tantos outros encontros de jovens: todo mundo querendo fotografar todo mundo. Dos jovens que estavam por lá, penso que o único que não tinha câmera fotográfica era o Tadeu que, por sinal, no final de minhas colocações fez a pergunta mais interessante e profunda. Ele é cego.
À tarde, nós, bispos, tivemos a apresentação de uma das melhores orquestras da Europa, a Santa Cecília, de Madri. Um momento emocionante. Depois, o Cardeal Arcebispo de Madri convidou os 800 bispos presentes na Jornada para um jantar.
Números: sem contar os jovens espanhois, temos: 90 mil jovens da Itália; 27.500 dos Estados Unidos; 16 mil da Alemanha; 14 mil do Brasil; 13 mil da Polônia; outro tanto de Portugal etc. Da China vieram 400 jovens.
Dom Murilo, da Jornada Mundial da Juventude, de Madri.
Fonte do texto e foto: Arquidiocese de Salvador

MÚSICA DE/PARA DEUS | RESTAURA A NOSSA CASA

SANTA ROSA DE LIMA

Para todos nós, hoje é dia de grande alegria, pois podemos celebrar a memória da primeira santa da América do Sul, Padroeira do Peru, das Ilhas Filipinas e de toda a América Latina. Santa Rosa nasceu em Lima (Peru) em 1586; filha de pais espanhóis, chamava-se Isabel Flores, até ser apelidada de Rosa por uma empregada índia que a admirava, dizendo-lhe: "Você é bonita como uma rosa!".

Rosa bem sabia dos elogios que a envaideciam, por isso buscava ser cada vez mais penitente e obedecer em tudo aos pais, desta forma, crescia na humildade e na intimidade com o amado Jesus. Quando o pai perdeu toda a fortuna, Rosa não se perturbou ao ter que trabalhar de doméstica, pois tinha esta certeza: "Se os homens soubessem o que é viver em graça, não se assustariam com nenhum sofrimento e padeceriam de bom grado qualquer pena, porque a graça é fruto da paciência".

A mudança oficial do nome de Isabel para Rosa ocorreu quando ela tomou o hábito da Ordem Terceira Dominicana, da mesma família de sua santa e modelo de devoção: Santa Catarina de Sena e, a partir desta consagração, passou a chamar-se Rosa de Santa Maria. Devido à ausência de convento no local em que vivia, Santa Rosa de Lima renunciou às inúmeras propostas de casamento e de vida fácil: "O prazer e a felicidade de que o mundo pode me oferecer são simplesmente uma sombra em comparação ao que sinto".

Começou a viver a vida religiosa no fundo do quintal dos pais e, assim, na oração, penitência, caridade para com todos, principalmente índios e negros, Santa Rosa de Lima cresceu na união com Cristo, tanto quanto no sofrimento, por isso, tempos antes de morrer, aos 31 anos (1617), exclamou: "Senhor, fazei-me sofrer, contanto que aumenteis meu amor para convosco".

Foi canonizada a 12 de abril de 1671 pelo Papa Clemente X.

Santa Rosa de Lima, rogai por nós!

A BOA NOVA

Mateus 13, 44-46

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

Palavra da Salvação. 

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA RAINHA

Maria é Rainha por ser a Mãe de Jesus, Rei do Universo
Oh Maria sem pecado concebida!
A mais Preciosa Menina, Rainha das Maravilhas.
Ajuda-me neste dia a ser sempre teu verdadeiro filho,
para chegar um dia ao Deus da Vida.

És Rainha do Céu e da Terra, gloriosa e digna Rainha do Universo
a quem podemos invocar de dia e de noite, não só com o doce nome de Mãe,
mas também com o de Rainha, como te saúdam no Céu com alegria e amor
todos os Anjos e Santos.

Nossa Senhora Rainha, Celeste Aurora, enviai a Luz Divina do Universo
para me ajudar a resolver estes problemas 
(descrever resumidamente os problemas)

Amém
Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

NOSSA SENHORA RAINHA

Nossa Senhora, verdadeira Mãe de Jesus Cristo, Rei do Universo, é invocada hoje com o título de Rainha do Céu e da Terra. Antigamente a festa da realeza de Nossa Senhora era celebrada no dia 31 de maio. 
A liturgia sagrada já invoca a Mãe de Deus com os títulos de Rainha dos Anjos, dos Patriarcas, dos Profetas, dos Apóstolos, dos Mártires, dos Confessores, das Virgens, de todos os  Santos, Rainha Imaculada, Rainha do Santíssimo Rosário, Rainha da Paz e Rainha Assunta ao Céu.
Este título de Rainha exprime então o pensamento de  a Santíssima Virgem se  avantajar a  todas as  ordens de  santidade e de  virtude, Rainha dos meios que levam a Jesus Cristo, e de que, sendo Rainha  assunta ao Céu, já era sobre a terra, isto é, Rainha reconhecida pela terra e pelo céu como sendo a criatura mais perfeita e  mais avantajada em toda a  santidade e  semelhança de Deus Criador!
Mas, quando falamos no título da Realeza de Maria Santíssima, trata-se da  Realeza que Lhe cabe por direito como Soberana, deduzida das  suas relações com Jesus Cristo, Rei por direito de tudo o criado, visível e invisível,  no céu e na terra.
Efetivamente as prerrogativas de Jesus Cristo tem todas os seus reflexos na Santíssima Virgem, Sua Mãe admirável: Assim Jesus Cristo é o Autor da graça, e Sua Mãe é a dispenseira e intercessora de todas as  graças;  Jesus Cristo está unido à Santíssima Virgem pelas suas  relações de Filho e nós, corpo místico de Jesus Cristo, estamos também unidos a Sua Mãe pelas relações  que Ela tem conosco como Mãe dos homens.  E assim, pelo reflexo da Realeza de Jesus Cristo, seu filho, Ela é Rainha do céu e da terra, dos Anjos e dos homens, das famílias e dos  corações, dos justos e dos pecadores que, na Sua  Misericórdia real, encontram perdão e refúgio.
Oh! Se os homens aceitassem, de verdade prática, a Realeza da Santíssima virgem, em todas as nações, em todos os  Lares e  realmente pelo seu governo maternal regulassem os interesses  deste mundo material, buscando primeiro que tudo o Reino de Deus, o Reino de Maria Santíssima, obedecendo aos seus ditames e  conselhos Reais, como depressa se  mudaria a  face da terra!
Todas as heresias foram,  em todos os  tempos, vencidas pelo cetro da Santíssima Mãe de Deus. Nesses  nossos tempos, tão conturbados pelas  sumas das heresias, os homens debatem-se numa pavorosa luta em que vemos e apalpamos, da maneira mais trágica, serem insuficientes os meios humanos para restabelecer a paz na sociedade humana! De resto, demasiado puderam os homens a  sua confiança nos  sistemas  sociais, nos meios do progresso científico, no poder das armas  de destruição, no terrorismo,  e  tudo isso só serviu para o mundo assistir agora desorientado à maldição profetizada aos homens que põem  a sua confiança nos homens, afastando-se de Deus e da ordem sobrenatural da graça!
Maria Santíssima, Rainha do Céu e da terra, foi sempre a  vencedora de todas as batalhas de Deus: Voltem-se os governantes do mundo para Ela e  o Seu cetro fará triunfar a causa do bem, com o triunfo da Igreja e  do Reino de Deus!

MÚSICA DE/PARA DEUS | EU ME RENDO A TI

ENCÍCLICA SOBRE A FESTA DE NOSSA SENHORA RAINHA

O Papa Pio XII, em encíclica dirigida aos membros do episcopado a respeito da Realeza de Maria, recorda que o povo cristão sempre se dirigiu à Rainha do céu nas circunstâncias felizes e sobretudo nos períodos  graves da história da Igreja.
Antes de anunciar a sua decisão de instituir a festa litúrgica da “Santa Virgem Maria Rainha”, assinalou o Papa:  “Não queremos propor com isso ao povo cristão uma nova verdade e acreditar, porque o próprio título e os  argumentos que justificam a dignidade real de Maria já foram abundantemente formulados em todos os tempos e  encontram nos documentos antigos da Igreja e nos livros litúrgicos. Tencionamos apenas chamá-lo com esta encíclica a  renovar os louvores à nossa Mãe do céu, para reanimar em todos os espíritos uma devoção mais ardente e  contribuir assim para o seu bem espiritual”
Pio XII cita em seguida as palavras dos doutores e santos que desde a origem do Novo testamento até os nossos dias salientaram o caráter soberano, real, da Mãe de Deus, co-redentora: Santo Efrem, São Gregório de Naziano, Orígenes, Epifânio, Bispo de Constantinopla, São Germano, São João Damasceno, até Santo Afonso Maria de Ligório.
Acentua o Santo Padre que o povo cristão através das idades, tanto no oriente quanto no ocidente, nas mais diversas  liturgias, cantou os louvores de Maria, Rainha  dos Céus. 
“A iconografia, disse o Papa, para traduzir a dignidade real da bem-aventurada Virgem Maria, enriqueceu-se em todas as  épocas com obras de arte do maior valor. Ela chegou mesmo a  representar o divino Redentor cingindo a fronte de sua Mãe com uma coroa refulgente”.
 Na última parte do documento o Papa declara que tendo adquirido, após longas e maduras reflexões, a convicção de que decorrerão para a Igreja grandes vantagens dessa verdade solidamente demonstrada”, decreta e institui a  festa de Maria Rainha,  e ordena que nesse dia se renove a  consagração do gênero humano do Coração Imaculado na Bem-Aventurada Virgem Maria “porque nessa consagração repousa uma viva esperança de ver surgir uma era de felicidade que a paz cristã e  o triunfo da religião alegrarão”. 

A BOA NOVA

Lucas 1, 26-38

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.
28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.
30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Al­tíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus.36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.
38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

Palavra da Salvação. 

domingo, 21 de agosto de 2011

CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA DE NAZARÉ


Senhora de Nazaré, / da antiga raiz de Jessé, / da casa real de Davi, / descendente de São Joaquim e Sant’Ana, / sempre que a angústia, o medo e a solidão me abatem, / me entrego em teus braços, ó Mãe. / Como criança carente / em busca de alivio, carinho e proteção, / mergulho em teu Coração Imaculado / e consagro a ti, querida Mãe, / o meu passado e todas as minhas lembranças, / o momento presente e todas as suas aflições, / o meu futuro e a Vida Eterna que Deus me reserva no Céu. 

O Sacramento do Batismo, / que um dia recebi, / me tornou filho(a) de Deus e filho(a) teu, ó Mãe. / E fez-me também herdeiro(a) de seu Reino. / Por isso, venho agora renovar diante de ti, / ó Virgem de Nazaré, / as promessas do meu Batismo. / E para que eu possa ser fiel a elas até o fim de minha vida, / peço a tua intercessão junto ao teu Filho Jesus. 
Doce Senhora de Nazaré, / a ti consagro, agora, as minhas aspirações, / meus projetos, meus sonhos, / minha missão, minhas realizações, / tudo o que tenho e tudo o que sou. / Consagro, também, / todos os dias restantes de minha vida terrena, / pedindo por eles a tua intercessão / e a tua benção materna, / para que sejam dias serenos, / cheios de paz e de muitas graças. 

Quero também te consagrar desde já, / Senhora de Nazaré, / o momento de minha morte / quando, por tuas mãos, / e amparado(a) pelos braços de teu esposo São José, / poderei finalmente ver o teu rosto, / abraçar teu Filho Jesus / e contemplar a glória do Pai, / no amor infinito do Espírito Santo. / Amém! 

   Nossa Senhora de Nazaré, rogai por nós

EUCARISTIA É MILAGRE! EGITO

Este Milagre Eucarístico é ligado à figura de Santa Maria, a Egípcia, quem viveu no deserto durante 47 anos. Foi através de Sofrônio, Bispo de Jerusalém (século VI d. C.), que temos informações sobre a sua vida. Santa Maria, a Egípcia atravessou caminhando sobre rio Jordão para receber a Eucaristia que o monge Zózimo lhe havia levado.
Sabemos que aos 12 anos Santa Maria, a Egípcia, abandonou os seus pais e se dirigiu à Alexandria. Lá, durante 17 anos, conduziu uma vida muito devassa. Um dia viu um navio que se aproximava e levava a bordo um insólito grupo. Perguntou quem eram aquelas pessoas e aonde andavam, responderam-lhe que eram peregrinos que se dirigiam a Jerusalém para a festa da Exaltação da Santa Cruz. Decidiu então subir também à bordo e unir-se ao grupo. Chegaram ao seu destino no dia da celebração da festa, estando para entrar no templo, Maria sentiu que uma força misteriosa impedia os seus passos. Amedrontada, levantou os olhos, viu uma imagem da Virgem Maria e se arrependeu amargamente da vida pecaminosa que havia levado até aquele dia. Depois disso conseguiu entrar na igreja e adorar o Sagrado Madeiro da Cruz, mas não ficou lá muito tempo, porque Nossa Senhora lhe disse: “se cruzas o Jordão, encontrarás paz.” No dia seguinte, depois de confessar-se e comungar, Maria, a Egípcia cruzou o rio que se estendeva além do deserto de Arábia.
Desde então, a santa viveu no deserto durante 47 anos, sempre solitária, sem encontrar nem homens, nem animais. Ela emagreceu muito, os cabelos cresceram e ficaram totalmente brancos, mas conforme a promessa de Nossa Senhora, Maria, a Egípcia encontrou naquele deserto hostil a paz para a sua alma. 
Um dia, Maria encontrou o monge Zózimo e lhe pediu que voltasse no ano seguinte para dar-lhe os Sacramentos. Um ano depois, Zózimo chegou às margens do Jordão com a Eucaristia, como havia prometido. Mas como Maria demorava a chegar, dolorido, Zózimo levantou os olhos aos céus e rezou: “Senhor meu Deus, rei e criador de todas as coisas, não frustres o meu desejo, mas concede que eu veja a tua santíssima serva.” Depois falou consigo mesmo: “Mas o que farei se ela vem, visto que não tem nenhuma embarcação
para atravessar o rio? Pobre de mim, o meu desejo se verá frustrado.” Enquanto estava pensando, Maria apareceu do outro lado do rio, Zózimo ao vê-la se alegrou muito e louvou a Deus, mas eis que a mulher fez o sinal da cruz na água e começou a caminhar sobre o rio como se estivesse em terra firme. No ano seguinte Zózimo foi outra vez ao deserto, mas a santa penitente já tinha morrido. Com a ajuda de um leão, o monge cavou a sepultura da santa. 



A BOA NOVA


Lucas 1, 39-56

Naqueles dias, 39Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia.
40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel.
41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam.
51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia,55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”.
56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa. 
Palavra da Salvação.