quinta-feira, 23 de junho de 2011

EUCARISTIA: PRESENÇA DE CRISTO

A presença de Jesus na eucaristia pode ser considerado apenas dentro de todo o Mistério de Deus. É a perpetuação de seu Espírito na vida da comunidade, da Igreja, da humanidade.
Jesus se faz presente na realidade de diversos modos. Na Palavra, enquanto proposta e proclamação de Deus. Ele está nos elementos da Comunidade (Mt 18, 20), em todos os sacramentos, mas permanece de maneira mais sensível na eucaristia.
Não se trata de objeto, de algo estático, em sentido físico. Jesus continua presente entre os homens, vivendo a realidade de sua morte e ressurreição. O corpo é a expressão de comunicação. Seu Corpo glorificado se faz presente através de um sinal/símbolo/realidade para ser recebido e participado como verdadeira comida e bebida: o Pão da Vida e o Vinho da Salvação.
A Presença eucarística é o ápice dos outros tipos de presença, é a fonte e o fim de todas as outras modalidades de presença. A permanência no Corpo e Sangue não é isolada, mas refere, dá origem e complementa as outras. Na eucaristia acontece a presença pessoal, total de Cristo, respeitando sua condição de morto-ressuscitado e a situação na realidade eterna.
Essa presença especial não nega ou diminui os outros de presença, é acima de tudo, a presença operante, sacramental, é a comunicação das realidades divina e terrena. É o ponto máximo do encontro entre Deus e os homens.
Esta presença é para os homens o centro, a síntese do Mistério de Deus entre nós. É a doação à Igreja, fazendo-se visível seu corpo glorificado e ressuscitado. Nenhuma explicação humana esgota toda a realidade. Não depende da fé subjetiva, mas da certeza objetiva de sua ação atual na Igreja.
O Pão transubstanciado no seu Corpo, o Pão da Vida que nos une a Deus e aos irmãos. O Espírito de Deus transforma o esforço, a cooperação humana em dons de vida eterna.
É a Vida que vem ao encontro das vidas humanas para lhes dar força, coesão e comunhão. Jesus Cristo é atual na eucaristia, produzindo, nos que acreditam, a certeza da comunhão plena com Deus e com os irmãos. 

Fonte: Sacramentos: Sete encontros com a ação do espírito Santo, de Antônio Carlos de Oliveira Souza (adaptado)

Um comentário:

  1. Parabéns pelo post lindíssimo neste dia igualmente lindo, onde declaramos publicamente nosso amor a ele!

    ResponderExcluir

Aguarde moderação do comentário. Obrigada!