quinta-feira, 23 de junho de 2011

EUCARISTIA: MISTÉRIO DE DEUS

Eucaristia significa ação de graças, um gesto humano de sentido muito profundo, possui um valor útil, simbólico, sagrado e religioso. Trata-se, principalmente, de uma refeição, essa que se faz em comunidade, inserida em um rito religioso e sagrado.
Jesus Cristo deu um novo sentido às coisas e àqueles que acreditam nele, que mesmo após a sua morte e ressurreição continuou a celebrar esta atitude fundamental perante Deus. Assim como os outros sacramentos dentro do Mistério de Deus, a eucaristia é um fato significativo da existência humana. 
Nos primórdios do cristianismo a cerimônia de iniciação cristã consistia nos sacramentos batismo-confirmação-eucaristia. Era o início da salvação para o ser humano. A eucaristia é o alimento, a conservação da vida recebida do batismo, a reunião em família para receber forças na caminhada.
O ser humano se considera um todo, unidade e integridade em vista de seu fim. A Missa, como refeição, está intimamente ligada à fome, ao alimento e a vida. 
Dentro do Mistério de Deus, como Grande Plano de seu Amor, no desejo de fazer dos homens uma só família, que participa de sua própria felicidade, a eucaristia desempenha o gesto de reunir-se para alimentar de uma comida não puramente humana, mas de um pão e vinho de salvação.
Na História de Salvação, a eucaristia vem ser o alimento que fortalece e dá vida ao ser humano que está morrendo e precisa de uma nova restauração. Missa, portanto, é a refeição sagrada dos cristãos.

Fonte: Sacramentos: Sete encontros com a ação do espírito Santo, de Antônio Carlos de Oliveira Souza (adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde moderação do comentário. Obrigada!