sábado, 28 de maio de 2011

A PALAVRA DO DIA

1ª Leitura
Atos dos Apóstolos 16,1-10

Leitura dos Atos dos Apóstolos.


Naqueles dias, 1Paulo foi para Derbe e Listra. Havia em Listra um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia, crente, e de pai grego. 2Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho de Timóteo. 3Paulo quis então que Timóteo partisse com ele. Tomou-o consigo e circuncidou-o, por causa dos judeus que se encontravam nessas regiões, pois todos sabiam que o pai de Timóteo era grego. 
4Percorrendo as cidades, Paulo e Timóteo transmitiam as decisões que os apóstolos e anciãos de Jerusalém haviam tomado. E recomendavam que fossem observadas. 5As Igrejas fortaleciam-se na fé e, de dia para dia, cresciam em número. 6Paulo e Timóteo atravessaram a Frígia e a região da Galácia, pois o Espírito Santo os proibira de pregar a Palavra de Deus na Ásia. 
7Chegando perto da Mísia, eles tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. 8Então atravessaram a Mísia e desceram para Trôade. 9Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente, estava de pé um macedônio que lhe suplicava: “Vem à Macedônia e ajuda-nos!” 10Depois dessa visão, procuramos partir imediatamente para a Macedônia, pois estávamos convencidos de que Deus acabava de nos chamar para pregar-lhes o Evangelho.

Palavra do Senhor. 



A BOA NOVA
João 15,18-21

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia. 
20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.


Palavra da Salvação. 

ENCONTRO COM NOSSA SENHORA

É sempre mais fácil resolver sozinhos certos problemas... Custa um pouco fazer os outros participarem. Isso exige de nós paciência para esperar cada um. Maria nos dá um exemplo. Na festa de casamento, ela ajuda os servos a escutar a Jesus e a PARTICIPAR para resolverem o problema da falta de vinho.

É importante fazer com que as pessoas participem da comunidade, caminhando juntas, procurando servir uns aos outros.

Oração

Senhor, ensina-nos a entender a necessidade de trabalhar juntos, de convidar os outros, de descobrir as necessidades de cada um, porque ficando sozinhos e querendo fazer tudo sozinhos, nós erramos muitas vezes.

Senhor, ajudai-nos a ter, como Maria, os olhos abertos para conhecer os problemas que fazem sofrer os que estão em volta de nós. Que saibamos nos unir aos irmãos para nos ajudarmos uns aos outros.

Juntos, como irmãos, membros da Igreja, vamos caminhando, vamos caminhando. Juntos, como irmãos, ao encontro do Senhor.


Leitura Bíblica: João 2, 1-12
Fonte: Encontros e Preces com Maria (adaptado)

sexta-feira, 27 de maio de 2011

A PALAVRA DO DIA

1ª Leitura
Atos dos Apóstolos 15,22-31

Leitura dos Atos dos Apóstolos.


Naqueles dias, 22pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, de acordo com toda a comunidade de Jerusalém, escolher alguns da comunidade para mandá-los a Antioquia, com Paulo e Barnabé.
Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos. 23Através deles enviaram a seguinte carta: “Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, saudamos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. 24Ficamos sabendo que alguns dos nossos causaram perturbações com palavras que transtornaram vosso espírito. Eles não foram enviados por nós. 25Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e mandá-los até vós, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, 26homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Por isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente vos transmitirão a mesma mensagem. 28Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: 29abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes de animais sufocados e das uniões ilegítimas. Vós fareis bem se evitardes essas coisas. Saudações!”
30Depois da despedida, Judas e Silas foram para Antioquia, reuniram a assembleia e entregaram a carta. 31A sua leitura causou alegria, por causa do estímulo que trazia.

Palavra do Senhor. 



A BOA NOVA
João 15,12-17

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.
14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”. 

Palavra da Salvação. 

ENCONTRO COM NOSSA SENHORA

É sempre mais fácil resolver sozinhos certos problemas... Custa um pouco fazer os outros participarem. Isso exige um pouco de nós paciência para esperar cada um. Maria nos dá um exemplo. Na festa de casamento, ela ajuda os servos a escutar a Jesus e PARTICIPAR para resolverem o problema da falta de vinho.
É importante fazer com que as pessoas participem da comunidade, caminhando juntas, procurando servir uns aos outros. 


Oração


Senhor, ensinai-nos a entender a necessidade de trabalhar juntos, de convidar os outros, de descobrir as necessidades de cada um, porque ficando sozinhos, nós erramos muitas vezes.


Senhor, ajudai-nos a ter, como Maria, os olhos abertos para conhecer os problemas que fazem sofrer os que estão em volta de nós. Que saibamos unir aos irmãos para nos ajudarmos uns aos outros.

Juntos como irmãos, membros da Igreja, vamos caminhando. Juntos como irmãos, ao encontro do Senhor.


Leitura Bíblica: João 2, 1-12
Fonte: Encontros e Preces com Maria (adaptado)

quinta-feira, 26 de maio de 2011

A PALAVRA DO DIA

1ª Leitura
Atos dos Apóstolos 15,7-21


Leitura dos Atos dos Apóstolos.


Naqueles dias, 7depois de longa discussão, Pedro levantou-se e falou aos apóstolos e anciãos: “Irmãos, vós sabeis que, desde os primeiros dias, Deus me escolheu, do vosso meio, para que os pagãos ouvissem de minha boca a palavra do Evangelho e acreditassem. 8Ora, Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo como o deu a nós. 9E não fez nenhuma distinção entre nós e eles, purificando o coração deles mediante a fé. 10Então, por que vós agora pondes Deus à prova, querendo impor aos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós mesmos tivemos força para suportar? 11Ao contrário, é pela graça do Senhor Jesus que acreditamos ser salvos, exatamente como eles”.
12Houve então um grande silêncio em toda a assembleia. Depois disso, ouviram Barnabé e Paulo contar todos os sinais e prodígios que Deus havia realizado, por meio deles, entre os pagãos. 13Quando Barnabé e Paulo terminaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: “Irmãos, ouvi-me: 14Simão acaba de nos lembrar como, desde o começo, Deus se dignou tomar homens das nações pagãs para formar um povo dedicado ao seu Nome.15Isso concorda com as palavras dos profetas, pois está escrito: 16“Depois disso, eu voltarei e reconstruirei a tenda de Davi que havia caído; reconstruirei as ruínas que ficaram e a reerguerei, 17a fim de que o resto dos homens procure o Senhor com todas as nações que foram consagradas ao meu Nome. É o que diz o Senhor, que fez estas coisas,18conhecidas há muito tempo’. 
19Por isso, sou do parecer que devemos parar de importunar os pagãos que se convertem a Deus. 20Vamos somente prescrever que eles evitem o que está contaminado pelos ídolos, as uniões ilegítimas, comer carne de animal sufocado e o uso do sangue. 21Com efeito, desde os tempos antigos, em cada cidade, Moisés tem os seus pregadores, que lêem todos os sábados nas sinagogas”. 

Palavra do Senhor. 



A BOA NOVA
João 15,9-11


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.


Palavra da Salvação.

ENCONTRO COM NOSSA SENHORA

Quando Deus nos chama, é preciso RESPONDER. Maria soube ESCUTAR e RESPONDER, Maria soube ESCUTAR E RESPONDER ao chamado que Deus lhe fez. Maria estava muito unida a Deus e, por isso mesmo, muito ligada aos irmãos. Ela não guardou a Palavra de Deus num cofre só para ela, mas sua resposta foi uma atitude de SERVIÇO aos irmãos.

Oração

Senhor, muitas vezes achamos que somos fracos, que nossas responsabilidades são pequenas e por isso não fazemos nada. Dai-nos coragem para dar uma resposta mais concreta, assumindo mais responsabilidade, participando mais e dando mais colaboração.

Jesus, o Senhor deu Sua Mãe Maria como exemplo de quem está pronto para servir. Ajudai-nos a sair do nosso egoísmo para ficar sempre à disposição do Senhor e dos irmãos, na missão.

Sabeis, Senhor, o que temos é tão pouco para dar, mas este pouco, nós queremos com os irmãos compartilhar. 


Leitura Bíblica: Lucas 1, 39-45
Fonte: Encontros e Preces com Maria (adaptado)

quarta-feira, 25 de maio de 2011

A PALAVRA DO DIA

1ª Leitura
Atos dos Apóstolos 15,1-6

Leitura dos Atos dos Apóstolos.


1Naqueles dias, chegaram alguns da Judeia e ensinavam aos irmãos de Antioquia, dizendo: “Vós não podereis salvar-vos, se não fordes circuncidados, como ordena a Lei de Moisés”. 2Isto provocou muita confusão, e houve uma grande discussão de Paulo e Barnabé com eles. Finalmente, decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém, para tratar dessa questão com os apóstolos e os anciãos.
3Depois de terem sido acompanhados pela comunidade, Paulo e Barnabé atravessaram a Fenícia e a Samaria. Contaram sobre a conversão dos pagãos, causando grande alegria entre todos os irmãos.
4Chegando a Jerusalém, foram recebidos pelos apóstolos e os anciãos, e narraram as maravilhas que Deus tinha realizado por meio deles. 5Alguns dos que tinham pertencido ao partido dos fariseus e que haviam abraçado a fé levantaram-se e disseram que era preciso circuncidar os pagãos e obrigá-los a observar a Lei de Moisés. 6Então, os apóstolos e os anciãos reuniram-se para tratar desse assunto. 

Palavra do Senhor.


A BOA NOVA
João 15,1-8



Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim. 
5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos. 


Palavra da Salvação.

ENCONTRO COM NOSSA SENHORA

Diz o documento de Puebla: "O povo fiel reconhece na Igreja a família que tem como mãe a Mãe de Deus" (n.285) "Trata-se de uma presença feminina que cria o ambiente familiar, o desejo de acolhimento, o amor e o respeito pela vida. É a presença sacramental dos desvelos maternais de Deus. É uma realidade tão profundamente humana e santa, que desperta nos fiéis as preces da ternura, da dor e da esperança". 

Nossa Senhora, Mãe da Igreja que, tendo respondido generosamente ao apelo do Senhor é o modelo de todos nós que procuramos seguir a Cristo Jesus.

Queremos, pois, reafirmar com toda a Igreja: "Esta é a hora de Maria, tempo de um novo Pentencostes que ela preside com sua oração, quando, sob o Impulso do Espírito Santo, a Igreja inicia um novo caminho em seu peregrinar"". (p. 303)




Oração


Senhor, cada dia nós estamos vendo tantas dificuldades, tanto sofrimento dos doentes, dos necessitados, dos abandonados e tantas vezes esquecemos dos outros, ficando bem acomodados e fechados em nós mesmos, abre nosso coração!


Maria, a Senhora soube abrir bem os ouvidos ao chamado de Deus, descobrindo o que Ele queria a cada momento. Nós estamos surdos, muitas vezes, diante do que acontece em nossa volta, quando Deus quer nos falar.



Maria, cheia de graça, Virgem Mãe do Salvador, ensina-nos a escutar a Palavra do Senhor.



Leitura Bíblica: Lucas 1,26-38
Fonte: Encontros e Preces com Maria (adaptado)

terça-feira, 24 de maio de 2011

A PALAVRA DO DIA

1ª Leitura
Atos dos Apóstolos 14,19-28

Leitura dos Atos dos Apóstolos.


Naqueles dias, 19de Antioquia e Icônio chegaram judeus que convenceram as multidões. Então apedrejaram Paulo e arrastaram-no para fora da cidade, pensando que ele estivesse morto. 20Mas, enquanto os discípulos o rodeavam, Paulo levantou-se e entrou na cidade. No dia seguinte, partiu para Derbe com Bar¬nabé. 
21Depois de terem pregado o Evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia. 22Encorajando os discípulos, eles os exortavam a permanecer firmes na fé, dizendo-lhes: “É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus”. 23Os apóstolos designaram presbíteros para cada comunidade. Com orações e jejuns, eles os confiavam ao Senhor, em quem haviam acreditado. 
24Em seguida, atravessando a Pisídia, chegaram à Panfília. 25Anunciaram a palavra em Perge, e depois desceram para Atália. 26Dali embarcaram para Antioquia, de onde tinham saído, entregues à graça de Deus, para o trabalho que haviam realizado. 
27Chegando ali, reuniram a comunidade. Contaram-lhe tudo o que Deus fizera por meio deles e como havia aberto a porta da fé para os pagãos. 28E passaram então algum tempo com os discípulos. 

Palavra do Senhor. 


A BOA NOVA
João 14,27-31a



Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração.28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isto agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis. 
30Já não falarei muito con¬vosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”. 


Palavra da Salvação.

NOSSA SENHORA AUXILIADORA

História da devoção
Esta invocação mariana encontra suas raízes no ano 1571, quando Selim I, imperador dos turcos, após conquistar várias ilhas do Mediterrâneo, lança seu olhar de cobiça sobre toda a Europa. O Papa Pio V, diante da inércia das nações cristãs, resolveu organizar uma poderosa esquadra para salvar os cristãos da escravidão muçulmana. Para tanto, invocou o auxílio da Virgem Maria para este combate católico.


A vitória aconteceu no dia 7 de outubro de 1571. Afastada a perseguição maometana, o Santo Padre demonstrou sua gratidão à Virgem acrescentando nas ladainhas loretanas a invocação: Auxiliadora dos Cristãos. 

No entanto, a festa de Nossa Senhora Auxiliadora só foi instituída em 1816, pelo Papa Pio VII, a fim de perpetuar mais um fato que atesta a intercessão da Santa Mãe de Deus: Napoleão I, empenhado em dominar os estados pontifícios, foi excomungado pelo Sumo Pontífice. Em resposta, o imperador francês seqüestrou o Vigário de Cristo, levando-o para a França. Movido por ardente fé na vitória, o Papa recorreu à intercessão de Maria Santíssima, prometendo coroar solenemente a imagem de Nossa Senhora de Savona logo que fosse liberto.

O Santo Padre ficou cativo por cinco anos, sofrendo toda espécie de humilhações. Uma vez fracassado, Napoleão cedeu à opinião pública e libertou o Papa, que voltou a Savona para cumprir sua promessa. No dia 24 de maio de 1814, Pio VII entrou solenemente em Roma, recuperando seu poder pastoral. Os bens eclesiásticos foram restituídos. Napoleão viu-se obrigado a assinar a abdicação no mesmo palácio onde aprisionara o velho pontífice.

Para marcar seu agradecimento à Santa Mãe de Deus, o Papa Pio VII criou a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, fixando-a no dia de sua entrada triunfal em Roma.

O grande apóstolo da juventude, Dom Bosco, adotou esta invocação para sua Congregação Salesiana porque ele viveu numa época de luta entre o poder civil e o eclesiástico. A fundação de sua família religiosa, que difunde pelo mundo o amor a Nossa Senhora Auxiliadora, deu-se sob o ministério do Conde Cavour, no auge dos ódios políticos e religiosos que culminaram na queda de Roma e destruição do poder temporal da Igreja. Nossa Senhora foi colocada à frente da obra educacional de Dom Bosco para defendê-la em todas as dificuldades. 

No ano de 1862, as aparições de Maria Auxiliadora na cidade de Spoleto marcam um despertar mariano na piedade popular italiana. Nesse mesmo ano, São João Bosco iniciou a construção, em Turim, de um santuário, que foi dedicado a Nossa Senhora, Auxílio dos Cristãos.

A partir dessa data, Dom Bosco, que desde pequeno aprendeu com sua mãe Margarida, a confiar inteiramente em Nossa Senhora, ao falar da Mãe de Deus, lhe unirá sempre o título Auxiliadora dos Cristãos. Para perpetuar o seu amor e a sua gratidão para com Nossa Senhora e para que ficasse conhecido por todos e para sempre que foi "Ela (Maria) quem tudo fez", quis Dom Bosco que as Filhas de Maria Auxiliadora, congregação por ele fundada juntamente com Santa Maria Domingas Mazzarello, fossem um monumento vivo dessa sua gratidão.

Dom Bosco ensinou aos membros da família Salesiana a amarem Nossa Senhora, invocando-a com o título de AUXILIADORA. Pode-se afirmar que a invocação de Maria como título de Auxiliadora teve um impulso enorme com Dom Bosco. Ficou tão conhecido o amor do Santo pela Virgem Auxiliadora a ponto de Ela ser conhecida também como a "Virgem de Dom Bosco".

Escreveu Dom Bosco: "A festa de Maria Auxiliadora deve ser o prelúdio da festa eterna que deveremos celebrar todos juntos um dia no Paraíso".

Oração a Nossa Senhora Auxiliadora, Protetora do Lar

Santíssima Virgem Maria a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos,
nós vos escolhemos como Senhora e Protetora desta casa.
Dignai-vos mostrar aqui Vosso auxílio poderoso.
Preservai esta casa de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades,
dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis.
Abençoai, protegei, defendei, guardai como coisa vossa as pessoas que vivem nesta casa.
Sobretudo concedei-lhes a graça mais importante,
a de viverem sempre na amizade de Deus, evitando o pecado.
Dai-lhes a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus
e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz.
Maria, Auxílio dos Cristãos, rogai por todos que moram nesta casa que Vos foi consagrada.
                                                                                             Amém.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

A PALAVRA DO DIA

1ª Leitura
Atos dos Apóstolos 14,5-18

Leitura dos Atos dos Apóstolos.


Naqueles dias, em Icônio, 5pagãos e judeus, tendo à frente seus chefes, estavam dispostos a ultrajar e apedrejar Paulo e Barnabé. 6Ao saberem disso, Paulo e Barnabé fugiram e foram para Listra e Derbe, cidades de Licaônia, e seus arredores. 
7Aí começaram a anunciar o Evangelho. 8Em Listra, havia um homem paralítico das pernas, que era coxo de nascença e nunca fora capaz de andar. 9Ele escutava o discurso de Paulo. E este, fixando nele o olhar e notando que tinha fé para ser curado, 10disse em alta voz: “Levanta-te direito sobre os teus pés”. O homem deu um salto e começou a caminhar.
11Vendo o que Paulo acabara de fazer, a multidão exclamou em dialeto licaônico: “Os deuses desceram entre nós em forma de gente!” 12Chamavam a Barnabé Júpiter e a Paulo Mercúrio, porque era Paulo quem falava. 13Os sacerdotes de Júpiter, cujo templo ficava defronte à cidade, levaram à porta touros ornados de grinaldas e queriam, com a multidão, oferecer sacrifícios. 
14Ao saberem disso, os apóstolos Barnabé e Paulo rasgaram as vestes e foram para o meio da multidão, gritando: 15“Homens, que estais fazendo? Nós também somos homens mortais como vós, e vos estamos anunciando que precisais deixar esses ídolos inúteis para vos converterdes ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe.16Nas gerações passadas, Deus permitiu que todas as nações seguissem o próprio caminho. 17No entanto, ele não deixou de dar testemunho de si mesmo através de seus benefícios, mandando do céu chuvas e colheitas, dando alimento e alegrando vossos corações”. 18E assim falando, com muito custo, conseguiram que a multidão desistisse de lhes oferecer um sacrifício. 

Palavra do Senhor.



A BOA NOVA
João 14,21-26



Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito. 

Palavra da Salvação. 

MARIA, MÃE DA IGREJA E NOSSA MÃE

Quando se reflete sobre o significado da palavra MARIA, por diversas formas pode-se entendê-la: a Mãe do Deus feito Homem – Jesus Cristo, Mãe da Igreja ou ainda mãe dos batizados em Cristo Jesus.
Pode-se ainda vê-la de outras formas: é a cheia de graça (Lc 1,28); a bendita entre as mulheres (Lc 1,42); mãe do Messias, Servo Sofredor (Jo 19,25-27); ou ainda a Serva do Senhor (Lc 1,47-53).
Maria,  Mãe de Deus …
Lê-se em São Lucas, 1, 41-42: “Aconteceu que, mal Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou em seu ventre; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo; e exclamou em voz alta, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre!”
Por que Santa Isabel saudou a Virgem Maria com tanto entusiasmo? É que o Espírito lhe abriu  sua mente para perceber o mistério que Maria escondia, que a fez efetivamente a bendita entre todas as mulheres da terra.
Maria Santíssima é o centro dos desígnios da Providência. Por ela passam todos os caminhos que levam a Deus. Com efeito, nela se encontram as Pessoas divinas que foram enviadas pelo Pai, o Filho e o Espírito Santo. O Espírito Divino pousa sobre ela e nela habita definitivamente. Estabelece-se uma relação única entre o Espírito Santo e Maria Santíssima. Ela é assumida e elevada à altura da divindade. Por esta razão São Lucas diz: “E, por isso mesmo, o Santo que há de nascer de ti, será chamado Filho de Deus” (1,35). Maria Imaculada é, portanto, o templo vivo da Santíssima Trindade.
De Maria Santíssima nasce o Filho de Deus encarnado. Dignidade maior não existe. Santa Isabel tem razão no seu júbilo: Maria é bendita entre todas as mulheres do universo. 
Qual o papel de Maria Santíssima na historia da humanidade? O próprio Nosso Senhor Jesus Cristo, na cruz, a colocou como colaboradora íntima na salvação de cada um dos homens. São João diz (19,26-27): “Jesus, pois, tendo visto sua Mãe, Maria, e discípulo que ele amava, o qual estava presente, disse a sua Mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua Mãe. E, desta hora por diante, a levou o discípulo para sua casa”. Ela sempre vivia em união com seu Filho, acompanhava-o passo a passo, associando-se a Ele, amando sempre aqueles que Ele amava. Em Jo 2,5 está explicitado todo o serviço que Maria presta aos homens e que consiste em abri-los ao Evangelho de Cristo e convidá-los a obedecer-lhe: “Fazei tudo o que ele vos disser”.

“Deus se fez carne por meio de Maria, começou a fazer parte de um povo, constituiu centro da história. Maria é o ponto de união entre o céu e a terra. Sem Maria Santíssima desfigura-se o Evangelho, transforma-o em ideologia e em racionalismo espiritualista”, ou seja em alegoria.(Cf. Puebla 301)
Maria a Mãe da Igreja …e nossa Mãe
Fonte: ADF

domingo, 22 de maio de 2011

JUNTOS POR NÓS

Em vida, eles nos aproximaram de Deus. Agora, intercedem juntos por nós junto Dele.

Pela primeira vez na história, dois beatos (futuros santos) encontraram-se também em vida, precisamente nas duas visitas que o beato Papa João Paulo II fez à Cidade do Salvador. Em ambas, encontrou-se com o Anjo Bom da Bahia, a beata Irmã Dulce. 

O primeiro encontro aconteceu em 1980 quando da 1ª visita durante a Missa Campal realizada no Centro Administrativo da Bahia(CAB). Quando foi chamada ao altar para receber a benção foi ovacionada pelo público que ali se encontrava, meio milhão de pessoas: "Viva Irmã Dulce!", "Irmã Dulce é nossa mãe!".

Onze anos depois, os dois beatos se encontraram novamente, no leito de morte de Irmã Dulce, que veio a falecer poucos meses após a segunda e última visita do beato Papa João Paulo II à Bahia.

Outra beata que se encontrou com Irmã Dulce foi Madre Teresa de Calcutá.

Estão todos juntos a interceder por nós!



IRMÃ DULCE: LIÇÃO DE VIDA

“A sublimidade da nossa vida está na doação total de nosso ser a Deus”! (Ir. Dulce)

IRMÃ DULCE: LIÇÃO DE VIDA

“Se fosse preciso, começaria tudo outra vez do mesmo jeito, andando pelo
caminho de dificuldades, pois a fé, que nunca me abandona, me dá forças para ir sempre em frente”. (Ir. Dulce)

IRMÃ DULCE: LIÇÃO DE VIDA

“Diante de sofrimentos, lutas e tribulações, devemos nos guiar pela nossa fé. Tudo se torna mais fácil, quando se tem fé. Não uma fé oscilante, mas uma fé firme naquele que tudo pode e tudo nos concede”. (Ir. Dulce)

IRMÃ DULCE: LIÇÃO DE VIDA

“Se imitarmos o exemplo de nossa Mãe do Céu, a humildade, a caridade, o silêncio, seremos realmente felizes”! (Ir. Dulce)

IRMÃ DULCE: LIÇÃO DE VIDA

“Precisamos ser Evangelho vivo”. (Ir. Dulce)

IRMÃ DULCE: LIÇÃO DE VIDA

“Se amamos a Deus como ele deve ser amado, então fazemos tudo por ele, ou seja, por aquele que é Sua imagem e semelhança: o pobre, o carente, o necessitado”. (Ir. Dulce)

IRMÃ DULCE: LIÇÃO DE VIDA

"A oração é para nossa alma como o ar para o nosso corpo”. (Ir. Dulce)

A PALAVRA DO DIA

1ª Leitura
Atos dos Apóstolos 6,1-7


Leitura dos Atos dos Apóstolos: 

1Naqueles dias, o número dos discípulos tinha aumentado, e os fiéis de origem grega começaram a queixar-se dos fiéis de origem hebraica. Os de origem grega diziam que suas viúvas eram deixadas de lado no atendimento diário.
2Então os Doze Apóstolos reuniram a multidão dos discípulos e disseram: “Não está certo que nós deixemos a pregação da Palavra de Deus para servir às mesas. 3Irmãos, é melhor que escolhais entre vós sete homens de boa fama, repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos dessa tarefa. 4Desse modo nós poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra”.
5A proposta agradou a toda a multidão. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas e Nicolau de Antioquia, um grego que seguia a religião dos judeus. 6Eles foram apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos sobre eles.
7Entretanto, a Palavra do Senhor se espalhava. O número dos discípulos crescia muito em Jerusalém, e grande multidão de sacerdotes judeus aceitava a fé.

Palavra do Senhor. 





2ª Leitura
1º Pedro 2,4-9



Leitura da Primeira Carta de São Pedro: 


Caríssimos: 4Aproximai-vos do Senhor, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e honrosa aos olhos de Deus. 5Do mesmo modo, também vós, como pedras vivas, formai um edifício espiritual, um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo.
6Com efeito, nas Escrituras se lê: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e magnífica; quem nela confiar, não será confundido”.
7A vós, portanto, que tendes fé, cabe a honra. Mas, para os que não crêem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular, 8pedra de tropeço e rocha que faz cair”. Nela tropeçam os que não acolhem a Palavra; esse é o destino deles. 9Mas vós sois a raça escolhida, o sacerdócio do Reino, a nação santa, o povo que ele conquistou para proclamar as obras admiráveis daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa.

Palavra do Senhor.



A BOA NOVA
João 14,1-12



Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1”Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós 3e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E, para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.

5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.
8Disse Felipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai”.

Palavra da Salvação. 

IRMÃ DULCE: LIÇÃO DE VIDA


“O que fazer para mudar o mundo? Amar. O amor pode sim mudar a realidade”.
(Ir. Dulce)

IRMÃ DULCE: LIÇÃO DE VIDA

“A beleza está nas pessoas, nas plantas, nos bichos, em todas as coisas de Deus. É mais intensa ainda nos olhos de quem consegue ver, acima da simplicidade, a beleza com que ele criou cada pequeno detalhe da vida”. 

(Ir. Dulce)

GLORIOSA MARIA

DSC_0012a

Santo Agostinho diz:


“Eva chorou; Maria exultou! A mãe de nossa raça nos trouxe a tristeza: A Mãe de Deus, a alegria!”
E o bem-aventurado dominicano Henrique Suso costumava repetir:
“Com Maria, é tudo prazer e alegria; sem Maria, é tudo tristeza, é tudo dor.”
São Bernardo de Claraval:
“Todas as vezes que penso em Maria, sinto em meu coração uma alegria que excede a todas as alegrias terrestres e suaviza todas as dores.”
Eis por que, em tom profético, exclama a Igreja em sua liturgia mariana:
“A tua natividade, ó Maria, significa um gáudio imenso para o mundo inteiro!”
(A ALMA GLORIOSA DE MARIA – Frei Henrique G. Trindade, OFM – Editora Vozes Ltda. Petrópolis, RJ – 3ª. edição, 1941, p. 111)