sábado, 11 de junho de 2011

SANTO ANTÔNIO É PACIÊNCIA

A paciência é uma virtude que nos dá o valor de sofremos com consentimento interior. Os infortúnios e os males existentes que diarimente nos cercam na firme persuasão de que todos eles nos sobrevêm por permissão da Providência Divina. A paciência é muito útil para conseguirmos nossos verdadeiros interesses, quando haja plena confiança em Deus. Dá-nos forças para sofrermos nossas aflições suavizando-lhe a amargura com a resignação, para não murmurarmos contra a Providência e contra os que, muitas vezes, são instrumentos dos nossos males. Só a paciência é capaz de elevar o homem acima de si mesmo e, apesar da fraqueza de sua condição, habilitá-los as mais difíceis empresas.

Não faltou a Antônio mais esta heróica virtude. : a paciência animou-o sempre, e o fez superior as mais violentas perseguições. Alma grande, heróica, viu com serenidade os seus dias de glória mudados em dias de abatimento e depressão; mas, o coração era inacessível a todos os combates, igual com todas as condições a prosperidade e a desgraça produziam nele o mesmo efeito. Nas adversidades , a paciência lhe descobria uma felicidade verdadeira; via que a religião lhe preparava por esta virtude uma coroa muito mais brilhante que todas as que o mundo costumava dar; sempre combatido e sempre triunfante, sofreu todas as injúrias e em sofrer por Jesus Cristo.

Fez construir toda a sua glória; a paciência cresceu-lhe a medida que as perseguições aumentavam; e imóvel no meio das ondas e das tempestades resistiu e venceu.

ORAÇÃO

Paciente Antônio, vós que recebeste a paciência, esta preciosa dádiva do céu e que a praticastes triunfantemente contra as injustiças dos humanos que se conspirava contra vós; vós que para estas injustiças não procurastes castigo e vingança, antes perdoastes e sofrestes com firmeza heróica, com de benefícios que dispensáveis aos inimigos; vós que jamais sucumbiste aos ataques dirigidos contra o vosso constante sofrimento e decidida e inatingível paciência;  prática que, procurando imitar-vos nesta paciência e sofrimento, e no grau sublime em que praticavas esta virtude , ela nos serve de modelo e guia para enterrarmos nos males da vida e os ataques  e perseguições que diariamente nos tratam nossos inimigos. Desejamos sofrer, com resignação igual à vossa, não só os males que temos presentes, mas os que nos ameaçam para merecermos o prêmio decretado por Aquele a quem com esta virtude louvaste e esperamos também louvar, por toda a eternidade. Amém.

A PALAVRA DO DIA

1ª Leitura
Atos dos Apóstolos 11,21b-26; 13,1-3

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 11,21bmuitas pessoas acreditaram no Evangelho e se converteram ao Senhor. 22A notícia chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém. Então enviaram Barnabé até Antioquia.
23Quando Barnabé chegou e viu a graça que Deus havia concedido, ficou muito alegre e exortou a todos para que permanecessem fiéis ao Senhor, com firmeza de coração. 24É que ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão aderiu ao Senhor. 
25Então Barnabé partiu para Tarso, à procura de Saulo. 26Tendo encontrado Saulo, levou-o a An­tioquia. Passaram um ano inteiro trabalhando juntos naquela Igreja, e instruíram uma numerosa multidão. Em Antioquia os discípulos foram, pela primeira vez, chamados com o nome de cristãos.
13,1Na Igreja de Antioquia, havia profetas e doutores. Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado junto com Herodes, e Saulo.2Um dia, enquanto celebravam a liturgia, em honra do Senhor, e jejuavam, o Espírito Santo disse: “Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei”. 3Então eles jejuaram e rezaram, impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo, e deixaram-nos partir. 

Palavra do Senhor. 

A BOA NOVA
Mateus 10,7-13

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! 9Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento.
11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12Ao entrardes numa casa, saudai-a.13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz”. 

Palavra da Salvação

sexta-feira, 10 de junho de 2011

SANTO ANTÔNIO É ABSTINÊNCIA

A abstinência é uma virtude que consiste na privação de coisas agradáveis e  permitidas que nos infligimos a nós mesmos com a intenção de tornarmo-nos perfeitos. O objeto desta virtude são todos os prazeres  cujo gozo é permitido pelo nosso corpo e nosso espírito, mas não pelas regras das virtudes. Para ser virtude é necessário que a abstinência não seja praticada contra a lei de Deus, por isso não é justa quando contradiz as vistas da natureza ou não é dirigida pela prudência, porque desta forma abate as forças e abrevia os dias da existência, fim contrário a natureza, cujas produções são destinadas ao uso mas não ao abuso.

Era a virtude dominante das primeiras comunidades do cristianismo: ser cristão era ser homem de abstinência; com ela subjugava os excessos da liberdade e adquiriam império absoluto sobre o coração.

Esses tempos felizes vêem renovados nos preciosos dias de Antônio: todos os que o viam admiravam nele um homem mortificado e abstinente. Os próprios inimigos que o tentavam para corromper-lhe os votos admiravam nele a constante prática desta virtude austera; abstinente por inclinação e por escolha, embora nascesse longos anos depois de tantos solitários que por esta abstinência faziam florescer o deserto, como o lírio dos campos não apareceu menos brilhantes nem menos abstinentes nas cortes brilhantes  e na solidão ou no retiro refreava sempre e sem cessar os apetites desordenados e governava todas as paixões.

ORAÇÃO

Abstinente Antônio, vós que praticastes a virtude da abstinência em todos os seus objetos, fazei que esta virtude no grau sublime em que a praticastes, seja por nós amada e infundida em nossos corações, para que, animados dos mesmos sentimentos e  desejo  refreemos as nossas paixões e lhes moderemos a força, por meio da mortificação.  Para conseguirmos vencer as dificuldades que nos impedem  a observância desta virtude, apartai de nós todos os obstáculos que possam tolher-lhe a prática, a fim de que, justificados pela abstinência no grau em que a possuístes, nos habilitemos a gozar a vida eterna a que aspiramos, recebendo a coroa da glória que  Deus decretou a esta virtude no céu, por todos os séculos dos séculos. Amém.


A PALAVRA DO DIA

1ª Leitura
Atos dos Apóstolos 25,13b-21

Leitura dos Atos dos Apóstolos. 

Naqueles dias, 13bo rei Agripa e Berenice chegaram a Cesareia e foram cumprimentar Festo. 14Como ficassem alguns dias aí, Festo expôs ao rei o caso de Paulo, dizendo: “Está aqui um homem que Félix deixou como prisioneiro. 15Quando eu estive em Jerusalém, os sumos sacerdotes e os anciãos dos judeus apresentaram acusações contra ele e pediram-me que o condenasse. 16Mas eu lhes respondi que os romanos não costumam entregar um homem antes que o acusado tenha sido confrontado com os acusadores e possa defender-se da acusação.
17Eles vieram para cá e, no dia seguinte, sem demora, sentei-me no tribunal e mandei trazer o homem. 18Seus acusadores compareceram diante dele, mas não trouxeram nenhuma acusação de crimes de que eu pudesse suspeitar. 19Tinham somente certas questões sobre a sua própria religião e a respeito de um certo Jesus que já morreu, mas que Paulo afirma estar vivo. 20Eu não sabia o que fazer para averiguar o assunto. Perguntei então a Paulo se ele preferia ir a Jerusalém, para ser julgado lá. 21Mas Paulo fez uma apelação para que a sua causa fosse reservada ao juízo do Augusto Imperador. Então ordenei que ficasse preso até que eu pudesse enviá-lo a César. 

Palavra do Senhor. 

A BOA NOVA
João 21,15-19

Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”.
16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”. 

Palavra da Salvação.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

SANTO ANTÔNIO É CASTIDADE

A virtude da castidade é a mais delicada, a mais difícil de todas as virtudes, pois que o mundo, o demônio e a carne a combatem: o mundo com os seus prazeres; o demônio, com sugestões e a carne com sua aparência. É um cristal que se quebra e perde o esplendor, é uma flor que murcha e depressa perde o cheiro, quando não a cultivada com desvelo. Por isso é difícil conservá-la e fácil perde-la. A posse desse rico tesouro é um assinalado triunfo: conservá-la entre tantos perigos é um prodígio que o céu quis operar em favor de Antônio.


Ele foi puro desde o tempo em que podia ser. Era um tempo vivo do Senhor, que nunca foi profanado: a justiça, a inocência que recebera no batismo foi os dotes que conservou até o fim de seus dias. A cândida estola da fé, com que o céu o honrou e distinguiu foi a única riqueza que possuía e amava. Uma vez no caminho da verdade,  não soube retroceder: ser puro foi nele o mesmo que o ser para sempre.  O tempo das paixões foi para ele a época dos triunfos à maneira do ouro, no meio do fogo que eles acendem. Antônio saia intacto e mais limpo; e entre os espinhos que o feriam, brilhava sempre pela fidelidade e soube defender efetivamente e conservar sem mancha a pureza de coração.

ORAÇÃO



Castíssimo Antônio, vós que tiveste o incomparável prazer de acolher melhor nos vossos braços o Deus Menino, exemplo da pureza; vós que gozando deste extraordinário e inefável beneficio em todos os pensamentos, palavras e ações, praticastes a pureza no sumo grau de perfeição, conseguindo troféus de vitória sobre as paixões que tanto faz a fragilidade humana; fazei que nossos pensamentos, palavras e obras jamais sejam maculados com a mais leve mancha da impureza, e que a castidade, a pureza igual a vossa, presida constantemente a todas as horas e momentos de nossas vidas. Assim, aquele que baixou aos vossos braços, dignar-se-á  galardoar-nos com o prêmio que prometeu aos que amam a perfeita pureza e inviolada castidade. Amém.

A PALAVRA DO DIA

1ª Leitura
Atos dos Apóstolos 22,30; 23,6-11

Leitura dos Atos dos Apóstolos. 

Naqueles dias, 30querendo saber com certeza por que Paulo estava sendo acusado pelos judeus, o tribuno soltou-o e mandou reunir os chefes dos sacerdotes e todo o conselho dos anciãos. Depois fez trazer Paulo e colocou-o diante deles.
23,6Sabendo que uma parte dos presentes eram saduceus e a outra parte eram fariseus, Paulo exclamou no conselho dos anciãos: “Irmãos, eu sou fariseu e filho de fariseus. Estou sendo julgado por causa da nossa esperança na ressurreição dos mortos”.7Apenas falou isso, armou-se um conflito entre fariseus e saduceus, e a assembleia se dividiu.
8Com efeito, os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito, enquanto os fariseus sustentam uma coisa e outra. 9Houve, então, uma enorme gritaria. Alguns doutores da Lei, do partido dos fariseus, levantaram-se e começaram a protestar, dizendo: “Não encontramos nenhum mal neste homem. E se um espírito ou anjo tivesse falado com ele?”
10E o conflito crescia cada vez mais. Receando que Paulo fosse despedaçado por eles, o comandante ordenou que os soldados descessem e o tirassem do meio deles, levando-o de novo para o quartel. 11Na noite seguinte, o Senhor aproximou-se de Paulo e lhe disse: “Tem confiança. Assim como tu deste testemunho de mim em Jerusalém, é preciso que tu sejas também minha testemunha em Roma”. 

Palavra do Senhor. 


A BOA NOVA
João 17,20-26



Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 
20“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; 21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. 
22Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um:23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste. 
26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”. 


Palavra da Salvação.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

SANTO ANTÔNIO É HUMILDADE

A humildade é uma virtude que nasceu do perfeito conhecimento da fraqueza humana, e pela qual o homem se despreza e humilha. Fundado no verdadeiro conhecimento de si próprio, e de sua fragilidade e imperfeição. É uma virtude que reprime os movimentos do coração, quando o homem, por ser essa a sua natureza, quer trilhar a estrada da fortuna e da glória. Por este motivo a humildade é uma virtude difícil, porque se opõe ao gênio, as paixões, aos projetos mundanos, ao amor próprio, e só o verdadeiro cristão, com o auxilio da graça, a pode praticar.

Em todos os tempos homens caritativos, liberais, desinteressados, mas homens verdadeiramente humildes tem sido raros.


Esta grande virtude não faltava a Antônio; ela lhe respirava nas ações, na linguagem e até no silêncio. Humilhou-se pelo amor de Deus, e esta é a humildade de coração tantas vezes recomendada; humilhou-se por si conhecer a si mesmo e a infinita distancia da criatura ao Criador. As ocupações lhe eram as mais humildes. O melhor prazer lhe consistia em servir aos irmãos de hábito nas coisas mais vis e humilhantes.


A humildade foi o maior inimigo de sua glória, e quando esta o buscava ele lhe fugia porque nada lhe era mais violento ao coração  do que os elogios e a estimação dos humanos, embora fosse um justo tributo ao seu merecimento e à sua virtude. Obrigando-se pela humildade a um profundo silêncio  fez a Deus o sacrifício de seus talentos e sua reputação. Na cadeira da verdade falava eloqüentemente sobre esta matéria; confundia os orgulhosos e fazia ver que aos humildes na terra esta afiançada a exaltação peça glória que hão de gozar no céu os que praticarem a humildade segundo a lei.

ORAÇÃO


Humilde Antônio, vós que, intimamente convencido da fraqueza humana praticaste a humildade e, não contente com isto, procuraste fazer dela participantes os vossos semelhantes, pregando, em toda ocasião oportuna, a excelência dessa virtude, para infundir nos corações o seu amor; vós que mostrastes, não só pelos argumentos da fraca voz humana, mas principalmente pelo exemplo, análogo a lei do Evangelho, que esta virtude é indispensável a todas as condições e a todos os estados: fazei que os sentimentos de humildade, que sempre devem reinar em nossas ações, sejam contra os vícios opostos a esta virtude, para que, sendo, ao vosso exemplo, humildes na terra, na glória celeste possamos participar do prêmio que por Deus é concedido aos humildes, no gozo da bem aventurança eterna. Amém 

A PALAVRA DO DIA

1ª Leitura
Atos dos Apóstolos 20,28-38

Leitura dos Atos dos Apóstolos. 

Naqueles dias, Paulo disse aos anciãos da Igreja de Éfeso: 28“Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos colocou como guardas, para pastore­ar a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o sangue do seu próprio Filho. 
29Eu sei, depois que eu for embora, aparecerão entre vós lobos ferozes, que não pouparão o rebanho. 30Além disso, do vosso próprio meio aparecerão homens com doutrinas perversas que arrastarão discípulos atrás de si. 31Por isso, estai sempre atentos: lembrai-vos de que, durante três anos, dia e noite, com lágrimas, não parei de exortar a cada um em particular.
32Agora entrego vos a Deus e à mensagem de sua graça, que tem poder para edificar e dar a herança a todos os que foram santificados. 33Não cobicei prata, ouro ou vestes de ninguém. 34Vós bem sabeis que estas minhas mãos providenciaram o que era necessário para mim e para os que estavam comigo. 35Em tudo vos mostrei que, trabalhando deste modo, se deve ajudar os fracos, recordando as palavras do Senhor Jesus, que disse: ‘Há mais alegria em dar do que em receber’”. 
36Tendo dito isto, Paulo ajoelhou-se e rezou com todos eles. 37Todos, depois, prorromperam em grande pranto, e lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam,38aflitos, sobretudo por lhes haver ele dito que não tornariam a ver-lhe o rosto. E o acompanharam até o navio. 

Palavra do Senhor. 


A BOA NOVA
João 17,11b-19



Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: 
11b“Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. 12Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu os guardei e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura. 
13Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. 14Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. 15Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 16Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. 
17Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. 18Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. 19Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade”. 

Palavra da Salvação. 

terça-feira, 7 de junho de 2011

SANTO ANTÔNIO É OBEDIÊNCIA

A obediência é uma virtude política e uma virtude cristã dela depende a conservação dos governos e a harmonia de toda a religião. Muitos homens têm que obedecer a um só, todo mundo a de obedecer a Deus. Os legisladores da terra têm certos limites, além dos quais não podem entender o seu império: o legislador supremo não tem limite de poder; os que mandam e os que obedecem, todos vivem sujeitos à sabedoria de sua lei. Os vassalos devem obedecer ao rei: o rei e os vassalos devem sujeitar-se a Deus.

Foi este o plano que regulou os preciosos dias: a sua vida foi de resignação e de obediência; todas as suas ações eram marcadas com o selo desta grande virtude. Amando o retiro, satisfazendo às piedosas inclinações que tivera desde a primeira idade, buscou o claustro, onde renovou os votos que no coração já havia feito. Sacrificando o que o homem mais ama, a liberdade pessoal, pelas promessas solenes que fez, deu um novo valor as virtudes, tanto que, um dia, deixou o próprio Deus-Menino que o honrava com sua real presença, ao primeiro toque da obediência que o chamava.

Antônio ia de cidade em cidade, de província em província, de reino em reino, espalhar as águas da doutrina por todo o campo da igreja. A mesma dignidade que recusava por modéstia, aceitava-as por obediência; e com este exemplo nos céus um irrefragável testemunho de que, com vontade retida e firme, devemos sobre a terra conformar as nossas ações com os preceitos das leis divinas e humanas, para conseguirmos na terra a paz, e no céu a glória, sublime fim a que devemos aspirar.

ORAÇÃO

Obediente Antônio, vos que na carreira de vossos dias, conhecestes e marcastes as balizas que chegaram ao altíssimo grau da perfeita obediência e constantemente reconhecestes a Deus, e aos que, em seu nome governam a terra, ministrando-nos o exemplo de obediência em todas as nossas ações; concedei-nos o conhecimento e perfeição desta obediência para que se infunda em nossos corações e por ela nos seja inspirado um fervoroso desejo de obedecermos aos preceitos das leis divinas e humanas, pela utilidade que disso recolhamos no mundo assim como no céu; este é o voto a que aspiramos pela vossa intercessão diante de Deus. Amém.

A PALAVRA DO DIA

1ª Leitura
Atos dos Apóstolos 20,17-27

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, 17de Mileto, Paulo mandou um recado a Éfeso, convocando os anciãos da Igreja. 18Quando os anciãos chegaram, Paulo disse-lhes: “Vós bem sabeis de que modo me comportei em relação a vós, durante todo o tempo, desde o primeiro dia em que cheguei à Ásia. 19Servi ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas e no meio das provações que sofri por causa das ciladas dos judeus. 
20Nunca deixei de anunciar aquilo que pudesse ser de proveito para vós, nem de vos ensinar publicamente e também de casa em casa. 21Insisti, com judeus e gregos, para que se convertessem a Deus e acreditassem em Jesus nosso Senhor.
22E agora, prisioneiro do Espírito, vou para Jerusalém sem saber o que aí me acontecerá.23Sei apenas que, de cidade em cidade, o Espírito Santo me adverte, dizendo que me aguardam cadeias e tribulações. 24Mas, de modo nenhum, considero a minha vida preciosa para mim mesmo, con­tanto que eu leve a bom termo a minha carreira e realize o serviço que recebi do Senhor Jesus, ou seja, testemunhar o Evangelho da graça de Deus. 
25Agora, porém, tenho a certeza de que vós não vereis mais o meu rosto, todos vós entre os quais passei anunciando o Reino. 26Portanto, hoje dou testemunho diante de todos vós: eu não sou responsável se algum de vós se perder, 27pois não deixei de vos anunciar todo o projeto de Deus a vosso respeito”. 

Palavra do Senhor. 

A BOA NOVA
João 17,1-11a

Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti, 2e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste.
3Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo. 4Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer. 5E agora, Pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse.
6Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do meio do mundo. Eram teus, e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra. 7Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti, 8pois dei-lhes as palavras que tu me deste, e eles as acolheram, e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti e acreditaram que tu me enviaste.
9Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 10Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. 11aJá não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti”. 

Palavra da Salvação

segunda-feira, 6 de junho de 2011

SANTO ANTÔNIO É FORTALEZA

A fortaleza é uma virtude da alma com que se patenteia a sua grandeza e paciência, e que nos ajuda a sofrer com ânimo constante os trabalhos e contrariedades da vida. Consiste no menosprezo voluntário de todos os trabalhos e todas as causas da aflição, e eleva-se ao maior grau, quando é praticada com constância e firmeza no bem. A fortaleza é o patrimônio dos justos; é um tesouro que os enriquece; é o precioso escudo que os defende, e a coroa com que triunfam. Mil inimigos os insultam e os combatem, e os justos, sem outras armas, os deixam prostrados, vendidos.

Corajoso e forte foi sempre o grande Antônio nos diversos sucessos da vida. Não houve para ele um momento de abatimento ou de fraqueza: a graça o fortaleceu, a medida que o abatiam a enfermidade e os combates. Como os apóstolos, depois que receberam este dom do céu, no cenáculo, Antônio soube fazer brilhantes e gloriosas conquistas, sem temer a perseguição nem a impiedade dos tiranos;sem recear as cavilosas astúcias de inimigos poderosos, ele os combateu em campo aberto e opôs-se, face a face, aos seus funestos e malignos projetos;fez conhecer a pureza da lei de Jesus Cristo em côrtes brilhantes e tumultuosas; a intrepidez de sua alma habilitou-o a continuar na grande obra que empreendera;por fortes que fossem as cadeias que que o prendiam, ele as quebrou e despedaçou e por fim, tudo cedeu ao ânimo e fortaleza de seu coração.

ORAÇÃO

Valoroso Antônio, pela fortaleza que por efeito da graça patenteastes em vossas ações, e o desprezo com que calcastes aos pés os perigos que vos ameaçavam e fizestes brilhar a intrepidez com que vencestes vitórias constantes e nunca interrompidas no decurso da vossa vida;vós que conseguistes, por esta virtude heróica, a admiração de todos os homens que a não podiam obter contra o impulso das paixões que os senhoreavam: fazei que, imitando o exemplo da constância e intrepidez com que exercitastes esta virtude, Deus nos administre os auxílios necessários para a praticarmos constantemente nesta vida,onde alcancemos o troféu sobre as paixões,afim de sermos participantes do prêmio da felicidade eterna. Amém.

ORAÇÃO ÀS FORÇAS SAGRADAS DE SANTO ANTÔNIO

Oh! Beato Santo Antônio, amigo de nosso Senhor Jesus Cristo, fidelíssimo filho de São Francisco, em Lisboa nascestes e fostes batizado, em Roma coroado, vossa mãe guardastes, vosso pai livrastes, as causas perdidas achastes,as esquecidas lembrastes,assim, vos peço meu glorioso Santo Antônio, pelas ondas do mar em que passastes, pela coroa que na vossa cabeça abristes, pelo hábito que vestistes, pelo cordão que vos cingistes, pelo breviário que consagrastes, pelas alparcatas que calçastes, pelos 13 dias que no deserto andastes em busca de vosso Santo Breviário que perdestes e que por fim deles achastes. Eu vos peço, meu glorioso Santo Antônio por aquela hora em que vos revestistes, pelo altar que subistes, pela missa que dissestes, pela hóstia que consagrastes,pelo cálice que pela primeira levantastes e o Senhor Nele achastes (aqui se faz o pedido). Meu glorioso Santo Antônio, pela três horas que repousastes, com o meu Jesus Cristo em vosso coração e a Ele perguntastes:Qual foi a dor maior que tivestes em toda a vossa Paixão? E Ele vos respondeu: - Foi aquela lançada que me deu Longuinhos no lado esquerdo do meu peito e que me partiu meu coração em partes. Por tão grande merecimento, meu Santo Antônio, que tivestes do Senhor fazei-me este pedido (pede-se a graça) pelos sermões que pregastes, pelo aviso que tivestes, que fosses livrar vosso pai, que estava sentenciado a forca em Lisboa, vos pedistes meu glorioso Santo Antonio para os fiéis que escutavam o vosso sermão, que rezassem 3 ave-marias (reza-se 3 ave-marias), e fostes salvar vosso pai, voltastes, falta nenhuma fizestes ao vosso sermão. Espero ser válido meu Glorioso Santo Antônio este meu pedido, pelo vosso patrocínio, pelo vosso misericordioso coração, pela benção de vossa Mãe e Madrinha e pelo amor de meu Jesus Cristo . Amém.

REZA-SE 13 Ave-Marias e deposita-se uma cópia da oração aos pés da imagem de Santo Antônio com o pedido. Reza-se 3 dias para pedido simples e 30 dias para pedido mais difícil. Procurar rezar todos os dias na mesma hora.

A PALAVRA DO DIA

1ª Leitura
Atos dos Apóstolos 19,1-8

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

1Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as re­giões montanhosas e chegou a Éfeso. Aí encontrou alguns discípulos e perguntou-lhes: 2“Vós rece­bestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?” Eles responderam: “Nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo!”
3Então Paulo perguntou: “Que batismo vós recebestes?” Eles responderam: “O batismo de João”. 4Paulo disse-lhes: “João administrava um batismo de conversão, dizendo ao povo que acreditasse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus”. 5Tendo ouvido isso, eles foram ba­tizados no nome do Senhor Jesus. 

6Paulo impôs-lhes as mãos e sobre eles desceu o Espírito Santo. Começaram então a falar em línguas e a profetizar. 7Ao todo, eram uns doze homens. 8Paulo foi então à sinagoga e, durante três meses, falava com toda convicção, discutindo e procurando convencer os ouvintes sobre o reino de Deus. 


Palavra do Senhor. 


A BOA NOVA
João 16,29-33

Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas, tende coragem! Eu venci o mundo!” 

Palavra da Salvação. 

domingo, 5 de junho de 2011

A PALAVRA DO DIA

1ª Leitura
Atos dos Apóstolos 1,1-11

Leitura dos Atos dos Apóstolos: 

1No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo, 2até o dia em que foi levado para o céu, depois de ter dado instruções pelo Espírito Santo, aos apóstolos que tinha escolhido. 3Foi a eles que Jesus se mostrou vivo, depois de sua paixão, com numerosas provas. Durante quarenta dias apareceu-lhes falando do Reino de Deus.
4Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: 5‘João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias’”. 

6Então os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: “Senhor, é agora que vais restaurar o Reino de Israel?” 
7Jesus respondeu: “Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade. 8Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, e até os confins da terra”. 
9Depois de dizer isso, Jesus foi levado ao céu, à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não podiam mais vê-lo. 
10Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram então dois homens vestidos de branco, 11que lhes disseram: “Homens da Galileia, por que ficais aqui parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”.


Palavra do Senhor. 

2ª Leitura
Efésios 1,17-23

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios: 

Irmãos: 17O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. 18Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá; qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos,19e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente. 
20Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, 21bem acima de toda a autoridade, poder, potência, soberania, ou qualquer título que se possa mencionar, não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. 22Sim, ele pôs tudo sob seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, 23que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal.

Palavra do Senhor.


A BOA NOVA
Mateus 28,16-20


Naquele tempo, 16os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. 17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram.
18Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”. 

Palavra da Salvação. 

SANTO ANTÔNIO É JUSTIÇA

A justiça é a virtude que constitui a felicidade dos homens sobre a terra, bem como no céu, porque a sua prática nos habilita a gozarmos a felicidade que Deus nos afiança, decretando à observância de suas leis o prêmio e a transgressão de seus preceitos o castigo. Costumamos olhar para ela com horror, ao passo que sua administração é o mais belo exercício da humanidade. 
O seu nome, só o seu grande nome enche-nos de temor quando, no seu verdadeiro espírito, deveria banhar com torrentes de prazer todos os corações. É a imagem da eterna sabedoria, e imutável, porque assim o é o seu autor. É necessária para manter a ordem pública, para proteger o fraco, defender o inocente, castigar o criminoso, unir os vassalos ao rei e o homem a Deus. Que grande e inestimável virtude. Sem ela tudo seria confusão e desordem; os homens corrompidos e criminosos seriam insuportáveis, o Estado decairia, e até a própria religião seria insultada, nem contaria tantos apóstolos e vítimas, se um Deus justo não preparasse penas terríveis a uns e coroas brilhantes a outros. 

Não faltou esta heróica virtude a Antônio; possuiu-a no mais alto grau, porque senhoreado dos seus ditames e preceitos, extirpou as violências e os erros com que se ofuscava a verdade, sustentando em perfeito equilíbrio a justiça dos direitos de Deus para com  os homens e os destes para com os soberanos; e para chegar a este fim, clamou denodadamente contra os vícios, corrigiu-os pelos ditames da justiça, que, com altissonante voz, apregoou e aplicou em ocasião oportuna, tendo por fim arraigar esta sublime virtude e, com ela, vincular os homens na união perfeita com Deus e na felicidade dos homens.

Oração

Antônio justo, as estradas que o mundo representa semeadas de flores não foram os caminhos que pisastes; as inocentes veredas da virtude e da justiça, eis o vosso caminho, por onde seguistes seguro, porque é o plano formado pela Providência. Qualquer outro seria ruinoso, porque não tem alicerces tão firmes. Assim é que soubestes conhecer e amar a justiça, sem que o respeito dos grandes, a infame lisonja, ou uma fortuna brilhante pudessem sufocar os ardentes impulsos com que esta virtude voz fazia pregar a palavra de Deus. Fazei que estes sejam também os nossos caminhos, porque só eles nos conduzem à pátria. Infundi em nossos corações o amor da justiça, para sufocarmos a paixão do amor próprio, de que somos vítimas e que nos cega. Assim, guiando as nossas ações pela verdade, evitemos os males que a sua falta costuma produzir em prejuízo da felicidade a que nos aspiramos na terra, e ainda mais, de que procuramos gozar convosco no céu, onde estamos colher o fruto do prêmio que aos justos reparte Deus por toda a eternidade. Amém.