quinta-feira, 23 de junho de 2011

EUCARISTIA É ALIANÇA COM DEUS

A eucaristia é refeição sagrada onde Deus e os homens entram em comunhão, um pacto de intimidade, a Nova e Eterna Aliança, onde os Deus e os homens se tornam familiares, aliados. Através do Pão da Vida e do Vinho da Salvação, Cristo se dá como força e vida aos que acreditam. Espera dos homens a fidelidade na realização e a vivência da comunidade de fé. 
Na eucaristia, o pão e o vinho são transformados em elementos da Nova e Eterna Aliança, é o ápice do encontro do homem com Deus, na sua condição existencial.
O ser humano é exaurido pelo próprio Deus de tal forma que aquele que comunga pode dizer como o apóstolo Paulo: "Já não sou eu que vivo, pois é o próprio Cristo que vive em mim". (Gl 2,20). É o Pão da Vida que vem dar sentido e orientação à existência, na comunhão profunda que se realiza de maneira concreta a Nova e Eterna Aliança fundamentada na Páscoa de Jesus. É a ceia de memorial, dando e atualizando um gesto de salvação de Deus em favor da humanidade.
É a valorização da realidade divina do Mistério que se concretiza em sinais, gestos, sinais e atitudes humano-divinas. É a valorização da pessoa humana, respeitando sua condição de peregrino em busca do sentido de sua existência.
A Aliança recorda-se com as próprias palavras de Jesus, uma dimensão nova e original ao compromisso com Deus. É sacrifício de louvor e ação de graças pelas maravilhadas operadas por Deus em favor da humanidade. É o surgimento de uma nova ordem, onde Jesus realiza, sua família em torno de Jesus. É o ápice da comunidade divino-humana na sua condição terrestre. 


Fonte: Sacramentos: Sete encontros com a ação do espírito Santo, de Antônio Carlos de Oliveira Souza (adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde moderação do comentário. Obrigada!