quinta-feira, 23 de junho de 2011

EUCARISTIA É SALVAÇÃO

Jesus Cristo se serviu do pão e do vinho na última Ceia. 
O "pão repartido" é símbolo da condivisão, da co-responsabilidade dos que participam de sua divisão. O vinho é símbolo de segurança, felicidade e de alegria, o povo de Israel é chamado de "a vinha do Senhor" por causa dos carinhos e atenções dispensados por Deus ao seu povo escolhido.
O cálice do vinho condividido é símbolo da força proveniente da mesma fonte de energia. "Beber da mesma taça" significa participar do mesmo destino. Pão e vinho se complementam, enquanto o primeiro vem debaixo do solo para ser a resposta à fome, o segundo é a bebida que vem do alto, do sol que amadurece as uvas para ser a resposta à sede do homem. O pão se transforma no homem, o vinho transforma e liberta o homem.
Ao usar o pão e o vinho juntos, Cristo quis assumi-los em toda a realidade simbólica. Pão, símbolo da vida, do alimento e do esforço. O pão compartilhado da eucaristia é sinal de união e de co-responsabilidade no mesmo destino.
Na eucaristia, o pão é o Pão da Vida, o Corpo de Cristo, que é dado para ser alimento, fonte de união. O vinho, símbolo da transformação dos que acreditam em Cristo, é o Vinho da Salvação, o Sangue de Cristo, derramado para o perdão dos pecados e para transformar a vida humana.

Fonte: Sacramentos: Sete encontros com a ação do espírito Santo, de Antônio Carlos de Oliveira Souza (adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde moderação do comentário. Obrigada!