sábado, 17 de dezembro de 2011

ORAÇÃO A SÃO LÁZARO


Ó São Lázaro, vós suportastes os sofrimentos da vida terrena com a certeza de alcançar a felicidade no céu; abri meu coração à palavra de Deus na Bíblia e aos ensinamentos da Igreja Católica; dai-me um coração sensível às doenças e a miséria dos meus irmãos; abri meus olhos para ver e compreender aquilo que se diz por aí: “O que aqui se faz, aqui se paga”, é uma sentença falsa e enganosa, porque a justiça perfeita e definitiva só acontece na outra vida. Ajudai-me a crer com firmeza na realidade do céu e do inferno, para que eu não venha a me arrepender quando já é tarde, como aconteceu com o rico da parábola.
São Lázaro rogai por mim e por meus irmãos.
Amém.

MÚSICA DE/PARA DEUS | EM TEU ALTAR

A BOA NOVA

Mateus 1, 1-17

1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi.
Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.
12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel;13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze. 

Palavra da Salvação. 

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

EM QUE ORDEM LER A BÍBLIA?

Plano de leitura do Novo Testamento
A Bíblia não é um simples livro. Ela é uma biblioteca de 73 livros. Eles são bem diferentes uns dos outros, têm os mais diversos estilos, foram escritos em épocas muito distantes e em situações muito diferentes.
É necessário um Plano de leitura. No início, há muita coisa que não se entende, o que é muito natural. Até na leitura de um romance acontece isso. Não pare por causa disso, prossiga, à medida que se vai lendo, as coisas vão se esclarescendo umas às outras. É uma regra de ouro: a Bíblia se explica por si mesma. Por isso é tão importante um plano de leitura.

Existem vários planos de leitura. Todos eles são bons, porque se baseiam num princípio. Apresento aqui um determinado plano. Ele se destina àqueles que desejam começar a ler a Bíblia e não têm outros recursos a não ser conhecer a Bíblia através dela mesma. Siga a ordem indicada aqui, ela faz parte do método.

Plano de leitura do Novo Testamento

1. 1ª Carta de São João. (2 vezes)

2. Evangelho de São João

3. Evangelho de São Marcos

4. As pequenas cartas de São Paulo:

Gálatas

Efésios

Filipenses

Colossenses

1ª e 2ª Tessalonicences

1ª e 2ª Timóteo

Tito

Filêmom

5. Evangelho de São Lucas

6. Atos dos Apóstolos

7. Carta aos Romanos

8. Evangelho de São Mateus

9. 1ª e 2ª Carta aos Coríntios

10. Hebreus

11. Carta de São Tiago

12. 1ª e 2ª Carta de São Pedro

13. 2ª e 3ª Carta de São João

14. Carta de São Judas

15. Apocalipse

16. 1ª Carta de São João (3ª vez)

17. Evangelho de São João (2ª vez)

Padre Jonas Abib


MÚSICA DE/PARA DEUS | RECEBE ADORAÇÃO

A BOA NOVA

João 5, 33-36

Naquele tempo, Jesus disse aos judeus: 33“Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz. 36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou”. 

Palavra da Salvação. 

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O VERDADEIRO AMOR VAI ALÉM DAS EXPECTATIVAS

Amar é descobrir a beleza existente na fraqueza.
O verdadeiro amor vai além das expectativas, o verdadeiro amor rompe com toda superficialidade.
"Quer me amar? Venha descobrir primeiro quem eu sou". Se quisermos viver profundamente o amor, precisamos cultivar cotidianamente essas palavras em nossa vida e em nosso coração, pois é certo que não existe amor sem decepção, sem verdade; e só pode dizer que ama, aquele que descobre o outro em sua verdade; em suas virtudes e imperfeições. Aí entra em cena a decepção e a partir dela o autêntico amor.
Quando exigimos de algum ser humano certa divindade e extrema perfeição, tiramos dele aquilo que ele tem de mais precioso: a liberdade de ser gente, de ser imperfeito, de ser humano.
Só pode fazer feliz um outro coração aquele que lhe dá a oportunidade de ser aquilo que é sem precisar fingir e representar para agradar, enfim, aquele que o deixa livre para que ele seja aquilo que é na sua essência e na sua verdade.
Creio ser de grande valia abordar este tema neste mês de junho, no qual comemoramos o dia dos namorados, pois o namoro é uma iniciação ao sacramento do matrimônio e por isso, com grande apreço e respeito, devemos olhar o sublime ato de namorar e, em atenção a isso, dirijo-me a você que vive essa belíssima experiência de amar.
Saiba que não existe amor sem decepção e saiba que toda virtude humana está adornada pela santa imperfeição, e banir a fraqueza de sua humilde condição é banir de si mesmo a graça de ser filho... Não somos perfeitos, não somos "deuses", mas sim filhos de Deus; e filho é aquele que é menor, aquele que é fraco e que depende em tudo do Pai. É isso que nos contextualiza como filhos de Deus, é a nossa humana condição de imperfeitos, que nos faz necessitados em tudo do auxílio Divino.
Por isso, continuo afirmando: "Quer me amar, venha descobrir quem eu sou", pois quando alguém descobre que não somos o que este imaginava, e que não trazemos em nós todas as virtudes e toda perfeição que este idealizava, com certeza, ele irá nos descobrir em nossa verdade, nos defeitos e virtudes, e, se mesmo assim continuar acreditando em nós, e valorizando aquilo que somos, aí sim, poderemos dizer que somos amados e acompanhados por este coração.
Apresento-lhe, hoje, o amor como um belo desafio e lhe peço: permita que seu coração se encante com as fortes fraquezas e com as fragilidades revestidas de forças existentes no coração humano; acredite, grandes são os frutos que você colherá desta maravilhosa experiência.
Ame sempre, não tenha medo de descobrir aquele que o acompanha, na verdade dele, naquilo que ele é; ele não é o que você quer, ele é o que é e nada mais. Eis aí uma grande oportunidade para você saber se o ama de verdade; descubra quem ele é, não tenha medo de mergulhar na verdade dele, pois somente a partir do que ele é, sem idealizações e expectativas, você poderá amá-lo verdadeiramente; somente quando se decepcionar com ele, descobrindo suas inúmeras fraquezas e se encantar com ele, descobrindo suas grandes belezas. Somente a partir disso você poderá dizer que o ama com profundidade e autenticidade, pois verdadeiro amor não é tão romântico e superficial como o que aparece nas telenovelas, o amor é real e concreto, pautado na verdade e não ilusão.
Deus o abençoe, e, esteja pronto para estas belas decepções que lhe farão amar com profundidade; nos encontramos no sabor de outra fala. Coragem!
Padre Adriano Zandoná

MÚSICA DE/PARA DEUS | VERBUM CARO FACTUM EST

A BOA NOVA

Lucas 7, 24-30

24Depois que os mensageiros de João partiram, Jesus começou a falar sobre João às multidões: “Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 25Que fostes ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que se vestem com roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis. 26Então, que fostes ver? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e alguém que é mais do que um profeta. 27É de João que está escrito: ‘Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti’.28Eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João. No entanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele. 29Todo o povo ouviu e até mesmo os cobradores de impostos reconheceram a justiça de Deus, e receberam o batismo de João. 30Mas os fariseus e os mestres da Lei, rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus”. 

Palavra da Salvação. 

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

ORAÇÃO DA ALMA ENAMORADA

"Meu Senhor, meu Amado, se não realiza o que eu te peço é porque ainda te lembras dos meus pecados. A respeito dos meus pecados, faze o que mais te agrada; o que eu mais procuro é a tua vontade. Usa a tua bondade e misericórdia e nelas serás reconhecido.
Se o Senhor considerar as minhas obras para conceder-me o que eu peço, que o próprio Senhor as realize e sejam bem-vindos os sofrimentos que tu queres de mim. Mas se não são as minhas obras que tu esperas, por que tardas tanto, ó meu Deus clementíssimo?

Por que tardas?

Se o que eu te peço é a graça e a misericórdia do teu Filho, aceita a minha pequena contribuição que o Senhor quer e me seja concedido esse bem que tu queres também.

Quem poderá libertar-se da própria, maneira de agir e da própria condição imperfeita se tu, ó meu Deus, não o levantas e elevas até ti?

Como chegará a ti o homem gerado e crescido como imperfeito, se não o ergues com a mão com que o criaste?

Não me tirarás, ó meu Deus, quando uma vez me deste o teu único Filho Jesus Cristo, em quem me concedeste, tudo o que eu desejo?

Alegrar-me-ei pensando que tu não tardas a chegar se eu souber esperar.

Por que adias? Podes amar imediatamente a Deus no teu coração.

Meus são os céus, e minha é a terra, meus os homens; os santos são meus, e os pecadores também. Os anjos são meus, e a mãe de Deus também é minha; todas as coisas são minhas. Opróprio Deus é meu, porque Cristo é meu e tudo para mim. Portanto, o que é que pedes e procuras, ó minha alma? 

Tudo isto é teu e tudo para ti. Não te detenhas em coisas menos importantes. Não fiques satisfeita com as migalhas que caem da mesa de teu Pai. Sai para fora, vai orgulhosa da tua glória. Esconde-te nela. Saboreia-a e receberás quanto o teu coração está pedindo. Amém."

São João da Cruz

MÚSICA DE/PARA DEUS | TENTAÇÃO

A BOA NOVA

Lucas 7, 19-23

Naquele tempo, João convocou dois de seus discípulos, 19e mandou-os perguntar ao Senhor: És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” 20Eles foram ter com Jesus, e disseram: “João Batista nos mandou a ti para perguntar: ‘És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?’” 21Nessa mesma hora, Jesus curou de doenças, enfermidades e espíritos malignos a muitas pessoas, e fez muitos cegos recuperarem a vista. 22Então, Jesus lhes respondeu: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a boa nova é anunciada aos pobres. 23É feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!” 

Palavra da Salvação. 

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

IMITAÇÃO DE MARIA





"... a melhor devoção consiste na imitação: comecemos pois por imitar o Coração de Maria na pureza, no seu desprendimento próprio, no seu abandono à vontade de Deus, no seu desejo ardente de a Deus dar glória e no seu amor pelas almas que Jesus resgatou com o próprio sangue. Afinal imitar o coração de Maria é viver de amor, é consumir-se de amor. Como o mundo mudaria depressa, se ao menos as almas consagradas fossem desta forma verdadeiramente devotas do Coração de Maria".
Servo de Deus. D. Manue
l Mendes da Conceição  Santos, Arcebispo de Évora. (Agosto de 1953)

MÚSICA DE/PARA DEUS | O FILHO PRÓDIGO

A BOA NOVA

Mateus 21, 28-32

Naquele tempo, disse Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: 28“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O Filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. 30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do pai?” Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”. 

Palavra da Salvação. 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

GRATIDÃO A DEUS





"Devemos amar a Jesus pela Sua grandeza divina, pelo Seu poder sobre o Céu e a Terra, pelos Seus infinitos méritos, mas também, acima de tudo, por uma questão de gratidão." Padre Pio de Pietrelcina

MÚSICA DE/PARA DEUS | MARIA

A BOA NOVA

Lucas 1, 39-47

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor,47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”. 

Palavra da Salvação. 

domingo, 11 de dezembro de 2011

MEDIANEIRA DA ETERNIDADE




Todos os que conhecem Deus devem saber que a Virgem Mãe serviu de abrigo Àquele que nada pode conter, e todos os que sabem louvar a Deus, a louvarão após Deus.
Ele é a causa de tudo o que a precedeu, ela preside a tudo o que vem depois dela, ela é a medianeira da eternidade.

São Gregório Palamas (Monge ortodoxo 1296-1359)

EUCARISTIA É MILAGRE! SÃO BERNARDO DE CLARAVAL

São Bernardo foi protagonista de um importante Milagre Eucarístico. O Duque de Aquitania tinha se separado da Igreja Católica e não tinha nenhuma intenção de voltar. Mas São Bernardo, depois de ter celebrado a Missa, parou diante do Duque com o Santíssimo Sacramento. Ele sentiu-se agitado por uma força misteriosa, caiu ajoelhado e pediu perdão pelo seu afastamento da Igreja Católica.

Um dos biógrafos de São Bernardo conta que o santo “tinha ido a Aquitania para
reconciliar um Duque daquela Província. Mas como ele rejeitava a Reconciliação, o santo de Deus dirigiu-se ao Altar para celebrar a missa enquanto o Duque esperava na porta da igreja, porque estava excomungado.

Depois da consagração, Bernardo colocou a Hóstia na pátena e saiu da igreja com a face inflamada de santa ira. Quando estava diante do Duque, censurou-o com estas palavras: “Nós imploramos e tu nos desprezaste: eis que é chegada a hora, o Filho da Virgem veio a ti, o Senhor da Igreja que tu persegues, eis que está diante de ti Aquele Juiz que um dia terá a tua alma nas mãos: te atreverás rejeitá-lo como fizeste com o servo? Resiste se fores capaz!”
Imediatamente o Duque sentiu as suas pernas dobrarem-se e prostrou-se aos pés de Bernardo, quem ordenou-lhe de alçar-se para escutar a sentença de Deus. O Duque levantou-se tremendo e fazia tudo o que Bernardo lhe mandava”.


Fonte: The Real Presence

A BOA NOVA

João 1, 6-8.19-28

6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio dar testemunho da luz. 
19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?”
20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 
21Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 
22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos de levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?”
23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías. 
24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?”
26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 
28Isto aconteceu em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando. 

Palavra da Salvação.