sábado, 30 de julho de 2011

SACRAMENTOS, PRESENÇA DE CRISTO!

"Para realizar obra tão importante, Cristo está sempre presente na sua Igreja, principalmente nas ações litúrgicas. Está presente no sacrifício da missa, tanto na presença do ministro, (...) quanto sobretudo sob as espécies eucarísticas. Pela sua força está presente nos sacramentos, de tal forma que quando alguém batiza é Cristo mesmo que batiza. Está presente pela sua palavra, pois é ele mesmo que fala quando se lêem as Sagradas Escrituras na Igreja. Está presente finalmente quando a Igreja ora e canta salmos, pois ele prometeu 'onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, aí estarei no meio deles' (Mt 18,20)
Realmente, em tão grandiosa obra, pela qual Deus é perfeitamente  glorificado e os homens são santificados, Cristo sempre associa a si a Igreja..."

Fonte: Sacrosanctum Concilium, 7 

A PALAVRA DO DIA

A BOA NOVA
Mateus 14,1-12

1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do gover­nador Herodes. 2Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”.
3De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. 4Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permi­tido tê-la como esposa”. 5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes 7que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse. 8Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. 9O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos con­vidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou a sua mãe. 12Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. De­pois foram contar tudo a Jesus.

Palavra da Salvação.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

RUAH

A palavra hebraica ruah (pneuma em grego e spiritus em latim) significa vento, sopro, ar. Significa também o ato de respirar ou a própria respiração. É o que anima e dá vida ao ser humano. 
O ruah no Antigo Testamento é o sopro, o vento de Deus, o Espírito que pairava sobre as águas. Deus fez o ser humano do barro e soprou. É esse mesmo sopro que Jesus realiza no dia de Pentecostes. No dia de Pentecostes nós rezamos "soprou sobre eles dizendo: 'recebam o Espírito Santo'".
A diferença entre um cristão vivo e um cristão morto é a presença do Espírito Santo na sua vida.
O Espírito de Deus prometido ao longo do Antigo Testamento inteiro é derramado sobre a Igreja no dia de Pentecostes. A água do Espírito Santo está caindo em abundância, porque Deus dá o Espírito Santo sem medida. São Paulo não tem medo de usar um imperativo: "sede repletos.."
Temos o Espírito Santo, que o Senhor derramou em plenitude sobre a Igreja, e precisamos ser repletos do Espírito, mas nos embriagamos de muitas outras  coisas... Não somos plenos do Espírito Santo porque procuramos, em primeiro lugar, muitas outras coisas e esquecemos do essencial.
Uma pessoa cheia do Espírito Santo não entristece, deixa levar sua alegria. "Eu estou na cachoeira, eu sou católico, sou cristão". 
Devemos tirar a máscara e nos aproximar do Espírito Santo, que é água, mas também é fogo. Se o Espírito Santo é sopro, é vida, sem Ele somos mortos.

Fonte: Livro Renovados pelo Espírito Santo, Padre Léo, SCJ

A PALAVRA DO DIA

A BOA NOVA
João 11,19-27

Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.
21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”.23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.
25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?”27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.
Palavra da Salvação.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

LIÇÕES DE SANTO AFONSO

"Eis-me aqui, Senhor! Muito tempo resisti à vossa graça. Fazei de mim o que vos aprouver." 

" É preciso deixar tudo para ganhar tudo. " 

" Toda Santidade consiste em amar a Deus e todo o amor a Deus consiste em fazer a sua vontade." 


Santo Afonso Maria de Ligório

A PALAVRA DO DIA

A BOA NOVA
Mateus 13,47-53

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.
49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes. 51Com­preendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”.
52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”.53Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.

Palavra da Salvação. 

quarta-feira, 27 de julho de 2011

PENTECOSTES NO NOSSO CORAÇÃO

"Que hoje aconteça no coração de cada um de nós os prodígios de Pentecostes, as maravilhas que aconteceram no dia de Pentecostes, mas que isso não fique trancado nos nossos corações".

Fonte: Oração (adaptada) derivada da grande oração que João XXIII compôs para preparar o Concílio Vaticano II.
Livro Renovados pelo Espírito Santo, Padre Léo, SCJ

A PALAVRA DO DIA

A BOA NOVA
Mateus 13,44-46

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.
45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas.46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

Palavra da Salvação. 

terça-feira, 26 de julho de 2011

CREDO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO

Creio em um só Deus,
Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra
De todas as coisas visíveis e invisíveis.
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,
Filho Unigénito de Deus,
nascido do Pai antes de todos os séculos:
Deus de Deus, Luz da Luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro;
Gerado, não criado, consubstancial ao Pai.
Por Ele todas as coisas foram feitas.
E por nós, homens, e para nossa salvação
desceu dos céus
E encarnou pelo Espírito Santo,
no seio da Virgem Maria.
e Se fez homem.
Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos;
padeceu e foi sepultado.
Ressuscitou ao terceiro dia,
conforme as Escrituras;
e subiu aos céus,
onde está sentado à direita do Pai.
De novo há-de vir em sua glória,
para julgar os vivos e os mortos;
e o seu reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo.
Senhor que dá a vida,
e procede do Pai e do Filho;
e com o Pai e o Filho
é adorado e glorificado:
Ele que falou pelos Profetas.
Creio na Igreja una, santa,
católica e apostólica.
Professo um só baptismo
Para remissão dos pecados.
E espero a ressurreição dos mortos,
e vida do mundo que há-de vir. Amém

ORAÇÃO A SANTA ANA, MÃE DE NOSSA MÃE!

Senhor, Deus de nossos pais, que concedestes a santa Ana a graça de dar a vida à mãe de vosso filho Jesus, olhais por todas as famílias que lutam para sobreviver e que se encontram em grandes dificuldades de relacionamento.  Que os lares sejam lugares abençoados e plenos de acolhimento e de compreensão.

Santa Ana, nossa padroeira, olhai para as crianças, acompanhai os adolescentes e jovens, amparai os idosos e doentes de nossa sociedade.
Que todas as pessoas possam contar sempre com as bênçãos de vossa proteção. Santa Ana, eu ainda vos peço (fazer o pedido); neste dia dai-me a graça que tanto necessito.

Santa Ana, rogai por nós! Amém!

Fonte: SANTOS, José Carlos. Quando quero falar com Deus: orações para o dia-a-dia. São Paulo: Paulinas, 2004, p. 264

A PALAVRA DO DIA

A BOA NOVA
Mateus 13,16-17

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 16“Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejavam ver o que vedes, e não viram, desejavam ouvir o que ouvis, e não ouviram”.

Palavra da Salvação. 

segunda-feira, 25 de julho de 2011

ABANDONAR-SE EM NOSSO DEUS!

Meu corpo é como um jumentinho desenfreado, e minha vontade é como um pássaro selvagem. Põe, Senhor, freio ao jumentinho desenfreado e segura o pássaro selvagem. Sta Brígida

A PALAVRA DO DIA

A BOA NOVA
Mateus 20,20-28

20Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”.
22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.
24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos.25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo.28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

Palavra da Salvação. 

domingo, 24 de julho de 2011

MARIA SANTÍSSIMA, NOSSA SALVAÇÃO!


"QUERER SALVAR-SE SEM MARIA É QUERER VOAR SEM ASAS"      
Santo Afonso Maria de Ligório

EUCARISTIA É MILAGRE! CHUVA COPIOSA!

Ano 1603 - Ilha de Chio (Turquia)
Neste ano, a Ilha de Chio estava ameaçada por uma grande miséria, porque a falta de chuva havia esterelizado por completo os campos. A situação era tão desesperadora que os próprios turcos maometanos suplicaram aos cristãos que fizessem uma procissão com o Santíssimo Sacramento para obter o favor de Deus.
O cortejo foi prontamente organizado, e os mulçumanos quiseram que suas tropas fizessem escolta ao Deus da Eucaristia. Esse ao público de fé e confiança em Deus não ficou sem recompensa, pois mal a procissão começou a desfilar pelas ruas, densas nuvens se acumularam no céu e em poucos minutos desabou uma copiosa chuva, precisando os concorrentes se refugiarem na igreja. A  chuva benfeitora durou três dias, devolvendo à terra sua fertilidade e com ela a esperança de uma abundante colheita.
O milagre foi tão evidente que um grande número de maometanos se converteu à Fé de Cristo, e o governador da ilha se sentiu na obrigação de favorecer os católicos, outorgando-lhes extraordinários privilégios e franquias.

Fonte: Milagres Eucarísticos, Padre Manuel Traval y Roset S.J

A PALAVRA DO DIA

A BOA NOVA
Mateus 13,44-52

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.
45O Reino dos Céus é também como um comprador que procura pérolas preciosas.46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola.
47O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.
49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí haverá choro e ranger de dentes.
51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”.
52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo o mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 

Palavra da Salvação.