quinta-feira, 23 de junho de 2011

PRIMEIRA EUCARISTIA: A ÚLTIMA CEIA

Na quinta-feira, antes de sua morte, Jesus de Nazaré fez uma ceia de despedida com seus apóstolos e amigos mais íntimos, realizada em um clima de amizade e de intimidade celebrou a primeira eucaristia. Uma ceia de despedida, mas cheia de alegria e esperança pela vitória.
Os primeiros discípulos eram uma comunidade cujo centro era Jesus Cristo que falava maravilhas e operava prodígios. Como toda ceia, o convite partiu de alguém que gostaria de condividir a alegria de sua presença e comemorar algo muito importante.
Estar junto, em torno de uma mesa, é sair de si para entrar em comunhão, celebrando e festejando um evento.
Os judeus possuem uma série de refeições culturais que se revestem de caráter solene e religioso. A Páscoa ocupa um lugar de destaque, é a memória da libertação da escravidão do Egito, realizada por Javé, operando maravilhas em favor do povo eleito. Jesus celebrou também sua ceia neste contexto de recordação, um marco significativo e religioso.
A Última Ceia, pelas atitudes e palavras de Jesus, tem um caráter de memória e recordação porque a partir daquela data os discípulos se lembrariam de sua morte e ressurreição, assim como a Páscoa judaica recordava e atualizava a libertação de um povo. A eucaristia é portanto um memorial celebrado em clima de ação de graças e de louvor.
A Ceia do Senhor é sagrada que congrega aqueles que acreditam, Cristo se torna símbolo e realidade, ao mesmo tempo. A eucaristia é a refeição da alegria, da esperança e da vitória, o ponto culminante de uma comunidade que expressa a união com Deus e os irmãos, sendo o ponto de partida, recordando e atualizando a comunidade, a salvação vinda pela morte e ressurreição de Jesus.

Fonte: Sacramentos: Sete encontros com a ação do espírito Santo, de Antônio Carlos de Oliveira Souza (adaptado)

Um comentário:

  1. QUE BLOG LINDO AMEI DE VERDADE !! TIVE UNS SONHOS ESTRANHOS,E DEUS MIM PEDIU PRA REZAR,E PROCURANDO UMAS REZAS NA NET,CARAMBA ENCONTEI ESSE BLOG,QUE DEUS ABENÇÕE A VC E TODA SUA FAMILIA,E TODOS QUE FAZEM PARTE DESSA ARTE DIVINA !! CIDADE PARAIBA..

    ResponderExcluir

Aguarde moderação do comentário. Obrigada!