quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A PALAVRA DO ARCEBISPO, DE MADRI SOBRE A JMJ

Meus amigos, o dia começou com uma notícia: quatro mil pessoas protestaram contra a visita do Papa. Tiveram seus 15 minutos de fama, porque a Imprensa lhes deu cobertura. A essas alturas, que importa o testemunho de um milhão de jovens que, pacificamente, andaram pelas ruas de Madri? Isso me fez lembrar duas coisas: em primeiro lugar, de um provérbio chinês que diz que “uma árvore que tomba na floresta faz mais barulho do que um milhão de árvores que crescem”; depois, lembrei-me de um poeta gaúcho que dizia: “Os que me criticam, passarão; eu, passarinho”. Passará a Jornada e aquela meia dúzia de inconformados perceberão que perderam uma boa ocasião de ficar calado, já que, além de tudo, os jovens estão gastando em Madri em hospedagem, comida e lembranças. As finanças da cidade sorrirão, agradecidas, graças ao pequeno investimento feito.
Mas vamos à Jornada: a manhã começou com minha ida à Paróquia de Nossa Senhora de Aluche. Se você não conhecia essa invocação mariana, não se preocupe: também eu não a conhecia e descobri que, como o bairro daquela Matriz se chama Aluche, deram à Nossa Senhora que está ali este nome. A Mãe de Jesus deve ter sorrido, agradecida.
Falei para brasileiros e, no grupo, havia várias ovelhinhas da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. O tema que desenvolvi foi sobre a necessidade de nossa fé estar enraizada em Cristo. Procurei responder à pergunta: afinal, por que escolher Jesus Cristo? Para não precisar entrar em detalhes, prometo-lhes que minhas meditações serão, oportunamente, colocadas no site da Arquidiocese.
À tarde, o Papa chegou. Que festa bonita! Que acolhida ele recebeu! Que mensagem ele deixou aos jovens! Percebia-se que, no meio dos jovens, o Papa Bento XVI se sentia em casa. Quanto aos jovens – milhares e milhares – pareciam estar recebendo um vovô querido e do qual estavam com muitas saudades. Para não precisar reproduzir aqui as oportunas palavras de Bento XVI, finalizo com uma recomendação: não deixe de lê-las.
E até amanhã.
Dom Murilo, de Madri, da 26ª Jornada Mundial da Juventude.
Fonte, texto e foto: Arquidiocese de Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde moderação do comentário. Obrigada!