segunda-feira, 6 de junho de 2011

SANTO ANTÔNIO É FORTALEZA

A fortaleza é uma virtude da alma com que se patenteia a sua grandeza e paciência, e que nos ajuda a sofrer com ânimo constante os trabalhos e contrariedades da vida. Consiste no menosprezo voluntário de todos os trabalhos e todas as causas da aflição, e eleva-se ao maior grau, quando é praticada com constância e firmeza no bem. A fortaleza é o patrimônio dos justos; é um tesouro que os enriquece; é o precioso escudo que os defende, e a coroa com que triunfam. Mil inimigos os insultam e os combatem, e os justos, sem outras armas, os deixam prostrados, vendidos.

Corajoso e forte foi sempre o grande Antônio nos diversos sucessos da vida. Não houve para ele um momento de abatimento ou de fraqueza: a graça o fortaleceu, a medida que o abatiam a enfermidade e os combates. Como os apóstolos, depois que receberam este dom do céu, no cenáculo, Antônio soube fazer brilhantes e gloriosas conquistas, sem temer a perseguição nem a impiedade dos tiranos;sem recear as cavilosas astúcias de inimigos poderosos, ele os combateu em campo aberto e opôs-se, face a face, aos seus funestos e malignos projetos;fez conhecer a pureza da lei de Jesus Cristo em côrtes brilhantes e tumultuosas; a intrepidez de sua alma habilitou-o a continuar na grande obra que empreendera;por fortes que fossem as cadeias que que o prendiam, ele as quebrou e despedaçou e por fim, tudo cedeu ao ânimo e fortaleza de seu coração.

ORAÇÃO

Valoroso Antônio, pela fortaleza que por efeito da graça patenteastes em vossas ações, e o desprezo com que calcastes aos pés os perigos que vos ameaçavam e fizestes brilhar a intrepidez com que vencestes vitórias constantes e nunca interrompidas no decurso da vossa vida;vós que conseguistes, por esta virtude heróica, a admiração de todos os homens que a não podiam obter contra o impulso das paixões que os senhoreavam: fazei que, imitando o exemplo da constância e intrepidez com que exercitastes esta virtude, Deus nos administre os auxílios necessários para a praticarmos constantemente nesta vida,onde alcancemos o troféu sobre as paixões,afim de sermos participantes do prêmio da felicidade eterna. Amém.

Um comentário:

  1. Agradeço a Santo Antonio todas as graças que recebi para a família que a ele pedi.
    Sou grata. Sou grata. Sou grata.

    ResponderExcluir

Aguarde moderação do comentário. Obrigada!