sábado, 11 de junho de 2011

SANTO ANTÔNIO É PACIÊNCIA

A paciência é uma virtude que nos dá o valor de sofremos com consentimento interior. Os infortúnios e os males existentes que diarimente nos cercam na firme persuasão de que todos eles nos sobrevêm por permissão da Providência Divina. A paciência é muito útil para conseguirmos nossos verdadeiros interesses, quando haja plena confiança em Deus. Dá-nos forças para sofrermos nossas aflições suavizando-lhe a amargura com a resignação, para não murmurarmos contra a Providência e contra os que, muitas vezes, são instrumentos dos nossos males. Só a paciência é capaz de elevar o homem acima de si mesmo e, apesar da fraqueza de sua condição, habilitá-los as mais difíceis empresas.

Não faltou a Antônio mais esta heróica virtude. : a paciência animou-o sempre, e o fez superior as mais violentas perseguições. Alma grande, heróica, viu com serenidade os seus dias de glória mudados em dias de abatimento e depressão; mas, o coração era inacessível a todos os combates, igual com todas as condições a prosperidade e a desgraça produziam nele o mesmo efeito. Nas adversidades , a paciência lhe descobria uma felicidade verdadeira; via que a religião lhe preparava por esta virtude uma coroa muito mais brilhante que todas as que o mundo costumava dar; sempre combatido e sempre triunfante, sofreu todas as injúrias e em sofrer por Jesus Cristo.

Fez construir toda a sua glória; a paciência cresceu-lhe a medida que as perseguições aumentavam; e imóvel no meio das ondas e das tempestades resistiu e venceu.

ORAÇÃO

Paciente Antônio, vós que recebeste a paciência, esta preciosa dádiva do céu e que a praticastes triunfantemente contra as injustiças dos humanos que se conspirava contra vós; vós que para estas injustiças não procurastes castigo e vingança, antes perdoastes e sofrestes com firmeza heróica, com de benefícios que dispensáveis aos inimigos; vós que jamais sucumbiste aos ataques dirigidos contra o vosso constante sofrimento e decidida e inatingível paciência;  prática que, procurando imitar-vos nesta paciência e sofrimento, e no grau sublime em que praticavas esta virtude , ela nos serve de modelo e guia para enterrarmos nos males da vida e os ataques  e perseguições que diariamente nos tratam nossos inimigos. Desejamos sofrer, com resignação igual à vossa, não só os males que temos presentes, mas os que nos ameaçam para merecermos o prêmio decretado por Aquele a quem com esta virtude louvaste e esperamos também louvar, por toda a eternidade. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde moderação do comentário. Obrigada!