terça-feira, 7 de junho de 2011

SANTO ANTÔNIO É OBEDIÊNCIA

A obediência é uma virtude política e uma virtude cristã dela depende a conservação dos governos e a harmonia de toda a religião. Muitos homens têm que obedecer a um só, todo mundo a de obedecer a Deus. Os legisladores da terra têm certos limites, além dos quais não podem entender o seu império: o legislador supremo não tem limite de poder; os que mandam e os que obedecem, todos vivem sujeitos à sabedoria de sua lei. Os vassalos devem obedecer ao rei: o rei e os vassalos devem sujeitar-se a Deus.

Foi este o plano que regulou os preciosos dias: a sua vida foi de resignação e de obediência; todas as suas ações eram marcadas com o selo desta grande virtude. Amando o retiro, satisfazendo às piedosas inclinações que tivera desde a primeira idade, buscou o claustro, onde renovou os votos que no coração já havia feito. Sacrificando o que o homem mais ama, a liberdade pessoal, pelas promessas solenes que fez, deu um novo valor as virtudes, tanto que, um dia, deixou o próprio Deus-Menino que o honrava com sua real presença, ao primeiro toque da obediência que o chamava.

Antônio ia de cidade em cidade, de província em província, de reino em reino, espalhar as águas da doutrina por todo o campo da igreja. A mesma dignidade que recusava por modéstia, aceitava-as por obediência; e com este exemplo nos céus um irrefragável testemunho de que, com vontade retida e firme, devemos sobre a terra conformar as nossas ações com os preceitos das leis divinas e humanas, para conseguirmos na terra a paz, e no céu a glória, sublime fim a que devemos aspirar.

ORAÇÃO

Obediente Antônio, vos que na carreira de vossos dias, conhecestes e marcastes as balizas que chegaram ao altíssimo grau da perfeita obediência e constantemente reconhecestes a Deus, e aos que, em seu nome governam a terra, ministrando-nos o exemplo de obediência em todas as nossas ações; concedei-nos o conhecimento e perfeição desta obediência para que se infunda em nossos corações e por ela nos seja inspirado um fervoroso desejo de obedecermos aos preceitos das leis divinas e humanas, pela utilidade que disso recolhamos no mundo assim como no céu; este é o voto a que aspiramos pela vossa intercessão diante de Deus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde moderação do comentário. Obrigada!