domingo, 12 de junho de 2011

SANTO ANTÔNIO É CONFORMIDADE

A Conformidade deve ser a regra para todas as nossas ações; é uma virtude desconhecida para muitos homens, mas muito necessária nos diferentes sucessos da vida. Ninguém será feliz sem este grande encontro e o homem desventurado ainda o seria mais se no meio dos trabalhos que o aflige não adoraste uma Providência sábia, única que o eleva e o abate.

Que grandes exemplos de submissão e de conformidade deixou Santo Antônio a todos os homens e a todos os séculos! Sondemos se é possível os sentimentos do seu coração: julguemos o Santo por suas ações: contemos-lhe os passos, as fadigas e os combates e os triunfos, e veremos que Antônio, em todas as fases de sua vida, fez brilhar a mesma virtude. Adorando no céu uma causa imediata de todos os sucessos que não dependem de nossa liberdade. Ele via que a fortuna, ou a desgraça, estão pendentes de um Deus poderoso, que tem na mão o destino de todos os homens. Entre as tribulações, entre os prazeres, engrandecido dos povos, combatido dos inimigos, adorava sempre a vontade de Deus e, conformando-se com a santidade dos seus projetos, recebia grandes graças e descobriu o caminho da glória.

ORAÇÃO

Constante e virtuoso Antônio, vós conheceis a facilidade com que os homens se conformam aos costumes do século e a dificuldade com que seguem os vossos exemplos, pois que os primeiros favorecem as paixões e os últimos as condenam. Este caminho não será tão suave, tão doce como o outro, mas é certamente o mais seguro. Esta foi a vossa estrada, ela deve ser a nossa. Fazei, pois, que desprezemos os prazeres que nos encantam e os exemplos que nos seduzem, e permiti que, amoldando os nossos corações aos puros sentimentos de conformidade, as nossas ações lhe sejam uniformes. Assim, desprezando os impulsos de nossa liberdade e a sedução que nos pode desviar da Divina vontade, seremos fiéis a Deus e à sua lei, e conseguiremos o sumo bem a que aspiramos por toda a eternidade. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde moderação do comentário. Obrigada!