quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O VERDADEIRO AMOR VAI ALÉM DAS EXPECTATIVAS

Amar é descobrir a beleza existente na fraqueza.
O verdadeiro amor vai além das expectativas, o verdadeiro amor rompe com toda superficialidade.
"Quer me amar? Venha descobrir primeiro quem eu sou". Se quisermos viver profundamente o amor, precisamos cultivar cotidianamente essas palavras em nossa vida e em nosso coração, pois é certo que não existe amor sem decepção, sem verdade; e só pode dizer que ama, aquele que descobre o outro em sua verdade; em suas virtudes e imperfeições. Aí entra em cena a decepção e a partir dela o autêntico amor.
Quando exigimos de algum ser humano certa divindade e extrema perfeição, tiramos dele aquilo que ele tem de mais precioso: a liberdade de ser gente, de ser imperfeito, de ser humano.
Só pode fazer feliz um outro coração aquele que lhe dá a oportunidade de ser aquilo que é sem precisar fingir e representar para agradar, enfim, aquele que o deixa livre para que ele seja aquilo que é na sua essência e na sua verdade.
Creio ser de grande valia abordar este tema neste mês de junho, no qual comemoramos o dia dos namorados, pois o namoro é uma iniciação ao sacramento do matrimônio e por isso, com grande apreço e respeito, devemos olhar o sublime ato de namorar e, em atenção a isso, dirijo-me a você que vive essa belíssima experiência de amar.
Saiba que não existe amor sem decepção e saiba que toda virtude humana está adornada pela santa imperfeição, e banir a fraqueza de sua humilde condição é banir de si mesmo a graça de ser filho... Não somos perfeitos, não somos "deuses", mas sim filhos de Deus; e filho é aquele que é menor, aquele que é fraco e que depende em tudo do Pai. É isso que nos contextualiza como filhos de Deus, é a nossa humana condição de imperfeitos, que nos faz necessitados em tudo do auxílio Divino.
Por isso, continuo afirmando: "Quer me amar, venha descobrir quem eu sou", pois quando alguém descobre que não somos o que este imaginava, e que não trazemos em nós todas as virtudes e toda perfeição que este idealizava, com certeza, ele irá nos descobrir em nossa verdade, nos defeitos e virtudes, e, se mesmo assim continuar acreditando em nós, e valorizando aquilo que somos, aí sim, poderemos dizer que somos amados e acompanhados por este coração.
Apresento-lhe, hoje, o amor como um belo desafio e lhe peço: permita que seu coração se encante com as fortes fraquezas e com as fragilidades revestidas de forças existentes no coração humano; acredite, grandes são os frutos que você colherá desta maravilhosa experiência.
Ame sempre, não tenha medo de descobrir aquele que o acompanha, na verdade dele, naquilo que ele é; ele não é o que você quer, ele é o que é e nada mais. Eis aí uma grande oportunidade para você saber se o ama de verdade; descubra quem ele é, não tenha medo de mergulhar na verdade dele, pois somente a partir do que ele é, sem idealizações e expectativas, você poderá amá-lo verdadeiramente; somente quando se decepcionar com ele, descobrindo suas inúmeras fraquezas e se encantar com ele, descobrindo suas grandes belezas. Somente a partir disso você poderá dizer que o ama com profundidade e autenticidade, pois verdadeiro amor não é tão romântico e superficial como o que aparece nas telenovelas, o amor é real e concreto, pautado na verdade e não ilusão.
Deus o abençoe, e, esteja pronto para estas belas decepções que lhe farão amar com profundidade; nos encontramos no sabor de outra fala. Coragem!
Padre Adriano Zandoná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde moderação do comentário. Obrigada!