terça-feira, 11 de outubro de 2011

CÂNTICO DAS CRIATURAS

Altíssimo, Onipotente, Bom Senhor
Teus são o Louvor, a Glória,
a Honra e toda a Bênção.

Louvado sejas, meu Senhor,
com todas as Tuas criaturas,
especialmente o senhor irmão Sol,
que clareia o dia e que,
com a sua luz, nos ilumina.
Ele é belo e radiante,
com grande esplendor;
de Ti, Altíssimo, é a imagem.

Louvado sejas, meu Senhor,
pela irmã Lua e pelas estrelas,
que no céu formaste, claras.
preciosas e belas.

Louvado sejas, meu Senhor.
                                             pelo irmão vento,
                                             pelo ar e pelas nuvens,
                                             pelo sereno
                                             e por todo o tempo
                                             em que dás sustento
                                             às Tuas criaturas.

                                             Louvado sejas, meu Senhor,
                                             pela irmã água, útil e humilde,
                                             preciosa e casta.

                                             Louvado sejas, meu Senhor,
                                             pelo irmão fogo,
                                             com o qual iluminas a noite.
                                             Ele é belo e alegre,
                                             vigoroso e forte.

                                             Louvado sejas, meu Senhor,
                                             pela nossa irmã, a mãe terra,
                                             que nos sustenta e governa,
                                             produz frutos diversos,
                                             flores e ervas.

                                             Louvado sejas, meu Senhor,
                                             que perdoam pelo Teu amor
                                             e suportam as enfermidades
                                             e tribulações.

                                             Louvado sejas, meu Senhor,
                                             pela nossa irmã, a morte corporal,
                                             da qual homem algum pode escapar.

                                             Louvai todos e bendizei o meu Senhor!
                                             Dai-Lhe graças e servi-O
                                             com grande humildade! 



São Francisco de Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde moderação do comentário. Obrigada!