sexta-feira, 29 de julho de 2011

RUAH

A palavra hebraica ruah (pneuma em grego e spiritus em latim) significa vento, sopro, ar. Significa também o ato de respirar ou a própria respiração. É o que anima e dá vida ao ser humano. 
O ruah no Antigo Testamento é o sopro, o vento de Deus, o Espírito que pairava sobre as águas. Deus fez o ser humano do barro e soprou. É esse mesmo sopro que Jesus realiza no dia de Pentecostes. No dia de Pentecostes nós rezamos "soprou sobre eles dizendo: 'recebam o Espírito Santo'".
A diferença entre um cristão vivo e um cristão morto é a presença do Espírito Santo na sua vida.
O Espírito de Deus prometido ao longo do Antigo Testamento inteiro é derramado sobre a Igreja no dia de Pentecostes. A água do Espírito Santo está caindo em abundância, porque Deus dá o Espírito Santo sem medida. São Paulo não tem medo de usar um imperativo: "sede repletos.."
Temos o Espírito Santo, que o Senhor derramou em plenitude sobre a Igreja, e precisamos ser repletos do Espírito, mas nos embriagamos de muitas outras  coisas... Não somos plenos do Espírito Santo porque procuramos, em primeiro lugar, muitas outras coisas e esquecemos do essencial.
Uma pessoa cheia do Espírito Santo não entristece, deixa levar sua alegria. "Eu estou na cachoeira, eu sou católico, sou cristão". 
Devemos tirar a máscara e nos aproximar do Espírito Santo, que é água, mas também é fogo. Se o Espírito Santo é sopro, é vida, sem Ele somos mortos.

Fonte: Livro Renovados pelo Espírito Santo, Padre Léo, SCJ

Um comentário:

  1. Olá! Ótima postagem, seu blog tá muito bom. Bom final de semana na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo

    ResponderExcluir

Aguarde moderação do comentário. Obrigada!