sexta-feira, 3 de junho de 2011

SANTO ANTÔNIO É CARIDADE

A caridade é a maior e a mais bela de todas as virtudes, só de per si é capaz de abrir caminho reto e seguro para a glória.
Esta virtude aperfeiçoa-nos a alma, tanto que qualquer espécie de merecimento que se adquira não tem valor algum sem a caridade que Deus estabeleceu para a felicidade dos homens. A caridade, compreendendo o amor de Deus e do próximo, é o meio mais seguro de encontrar-se esta felicidade.
No dois preceitos do amor de Deus e do próximo, está todo o compêndio da perfeição da lei. O primeiro é o maior de todos, e o segundo não deixa de lhe ser semelhante. Não são duas virtudes diferentes, como parecem à primeira vista pelo seu objeto, antes inseparáveis e indivisíveis; têm o mesmo motivo e as mesmas obrigações.
A caridade também é a virtude mais fácil de se praticar; é uma ciência que todo o homem nasce perfeitamente instruído: é um documento que vem unido ao nosso coração; e, como este foi feito para amar, o amor é a sua inclinação e o seu centro; nada mais natural que amar ao próximo.
Foi sobre as inclinações da natureza e inflamação no amor de Deus e do próximo que Antônio fundou o edifício da sua caridade. Amou a Deus e  coração o conduziu, sem violência a este amor; amou a Deus,em reverência da santidade de seus preceitos; amou a Deus,por suas grandes e admiráveis qualidades: e vencendo pela divina graça, os impulsos da natureza, amou,por Deus, o próximo,ainda quando o insultasse e ofendesse. Toda a Terra foi teatro das maravilhas que praticou pela caridade. Ele acendeu o fogo  com que lhe purificou todas as ações; formou as cândidas asas com que ele corria, voava ao martírio, e multiplicou-lhe a presença, para defender a inocência. Por ela vencia todos os obstáculos, sofria todas as injúrias, perdoava, valorosamente, aos inimigos.Tais foram os milagres da sua caridade, virtude sublime que, depois de animar-lhe o coração, imortalizou-lhe a memória.

ORAÇÃO

Caritativo Antônio, vós que, em todas as ações da vida, nos destes contínuas e decisivas provas do alto grau do vosso amor para com Deus e para com o próximo, e nos fizestes conhecer o fruto da virtude da caridade,prêmio que, pela sua observância, recebestes da mão daquele que se dignou baixar aos vossos braços: fazei que, imitando nós o vosso exemplo nesta virtude, e conseguindo-a no alto grau em que possuístes, ela se apodere e senhoreie dos nossos corações.
Assim, ornados com ela e com o auxílio de vossa proteção,aspiremos a conseguir a salvação eterna que nos concederá Jesus Cristo que, para no-la dar, com o seu sangue resgatou os nossos pecados, e a quem desde já louvamos e louvaremos eternamente. Amém.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde moderação do comentário. Obrigada!