sábado, 9 de julho de 2011

MARIA, MENSAGEIRA DE DEUS

"De Fátima difunde-se pelo mundo uma mensagem de conversão e esperança, uma mensagem que, em conformidade com a revelação cristã, está profundamente inserida na história. (...) O apelo que Deus nos fez chegar mediante a Virgem Santa conserva intacta ainda hoje a sua atualidade.
Caríssimos Irmãos e Irmãs, acolhamos a luz que vem de Fátima: deixemo-nos guiar por Maria. O seu Coração Imaculado seja o nosso refúgio e o caminho que nos conduz a Cristo. Os Beatos pastorinhos intercedam pela Igreja, para que ela prossiga com coragem a sua peregrinação terrena e anuncie com constante fidelidade o Evangelho da salvação a todos os homens!"

Beato Papa João Paulo II (Alocução da audiência geral de 17 de maio de 2000)

Fonte:Jacinta e Francisco, Prediletos de Maria (João S. Clá Dias)

A PALAVRA DO DIA

A BOA NOVA
Mateus 10,24-33

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24“O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Bel­zebu, quanto mais aos seus familiares!
26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, pro­clamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!
29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.
32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

Palavra da Salvação. 

sexta-feira, 8 de julho de 2011

SANTA MARIA GORETTI E A JUVENTUDE DO TERCEIRO MILÊNIO

A Igreja, no último dia 6 de julho, celebrou a virgem e mártir que encantou e continua enriquecendo os cristãos com seu testemunho de "sim" a Deus e "não" ao pecado. Nascida em Corinaldo, centro da Itália, era de família pobre, numerosa e camponesa, mas muito temente a Deus.

Com a morte do pai, Maria Goretti, com os seus, foram morar num local perto de Roma, sob o mesmo teto de uma família composta por um pai viúvo e dois filhos, sendo um deles Alexandre. Aconteceu que este jovem por várias vezes tentou seduzir Goretti, que ficava em casa para cuidar dos irmãozinhos. E por ser uma menina temente a Deus, sua resposta era cheia de maturidade: "Não, não, Deus não quer; é pecado!"

Santa Maria Goretti, certa vez, estava em casa e em oração, por isso quando o jovem, que era de maior estatura e idade, tentou novamente seduzi-la, Goretti resistiu com mais um grande não. A resposta de Alexandre foram 14 facadas, enquanto da parte de Goretti, percebemos a santidade, na confidência à sua mãe: "Sim, o perdôo... Lá no céu, rogarei para que ele se arrependa... Quero que ele esteja junto comigo na glória eterna".

O martírio desta adolescente, de apenas 12 anos, foi a causa da conversão do jovem assassino, que depois de sair da cadeia esteve com as 400 mil pessoas, na Praça de São Pedro, na ocasião da canonização dessa santa, e ao lado da mãe dela, que o perdoou também.

Santa Maria Goretti manteve-se pura e santa por causa do seu amor a Deus, por isso na glória reina com Cristo.
Mensagem para a juventude do terceiro milênio

Em 6 de julho de 2003, concluindo as comemorações do centenário de sua morte, o Beato João Paulo II perguntava, em seu pronunciamento do Angelus: "O que diz aos jovens de hoje esta jovem frágil, mas cristãmente madura, com a sua vida e, sobretudo, com a sua morte heroica?".

E continuava: "Marietta, assim era chamada familiarmente, recorda à juventude do terceiro milênio que a verdadeira felicidade exige coragem e espírito de sacrifício, rejeição de todo compromisso com o mal e disposição para pagar com a própria vida, mesmo com a morte, a fidelidade a Deus e aos seus Mandamentos. "Como é atual esta mensagem! Hoje exaltam-se, muitas vezes, o prazer, o egoísmo ou até a imoralidade, em nome de falsos ideais de liberdade e de felicidade. É preciso reafirmar com clareza que a pureza do coração e do corpo deve ser defendida, porque a castidade ‘guarda' o amor autêntico.

"Santa Maria Goretti ajude todos os jovens a experimentar a beleza e a alegria da bem-aventurança evangélica: ‘Felizes os puros de coração, porque verão a Deus' (Mt 5, 8). A pureza de coração, como qualquer virtude, exige um treino cotidiano da vontade e uma constante disciplina interior. Pede, acima de tudo, o recurso assíduo a Deus, na oração".

Santa Maria Goretti, rogai por nós!

Fonte: Canção Nova e Arautos do Evangelho (adaptado)

A PALAVRA DO DIA

A BOA NOVA
Mateus 10,16-23

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.
18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.
21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não aca­bareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.

Palavra da Salvação. 

quinta-feira, 7 de julho de 2011

SOU O ANJO DA PAZ. ORAI COMIGO.

A fim de preparar os três pastorinhos - Francisco, Jacinta e Lúcua - para aceitar e divulgar a Mensagem de Fátima, a Divina Providência lhes enviara no ano anterior o Anjo de Portugal, para manifestar os desígnios de misericórdia de Jesus e Maria sobre eles. 
Ao chegar junto dos pastorinhos, o mensageiro celeste lhes disse: “Não temais. Sou o Anjo da Paz. Orai comigo”.
Ajoelhou-se e se curvou até tocar o chão com a fronte. Os três fizeram o mesmo e repetiram as palavras que lhe ouviam pronunciar:
"Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam". 
Após recitar esta oração por três vezes, o Anjo levantou-se e disse-lhes que rezassem sempre, porque Nosso Senhor e Nossa Senhora estavam atentos às suas orações e desapareceu.
Semanas depois, deixou esta mensagem e desapareceu:
"Orai, orai muito! Os Corações Santíssimos de Jesus e de Maria têm sobre vós desígnios de misericórdia. Oferecei constantemente ao Altíssimo orações e sacrifícios. De tudo o que puderdes, oferecei a Deus um sacrifício, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido, e de súplica pela conversão dos pecadores. Eu sou o Anjo da sua Guarda, o Anjo de Portugal. Sobretudo, aceitai e suportai com submissão os sofrimentos que o Senhor vos enviar".
Na última aparição, o Anjo trazendo na mão esquerda um Cálice e, suspensa sobre ele, uma Hóstia, da qual caíam dentro do Cálice algumas gotas de Sangue. Deixando o Cálice e a Hóstia suspensos no ar, prostrou-se na terra, ensinou esta bela oração:
“Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, adoro-Vos profundamente, e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da Terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos Méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores”

Fonte: Jacinta e Francisco - Prediletos de Maria, de João S. Clá Dias (adaptado)

A PALAVRA DO DIA

A BOA NOVA
Mateus 10,7-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!
9Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito a seu sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hos­pedai-vos com ele até a vossa partida.
12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. 14Se alguém não vos receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. 15Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo.

Palavra da Salvação. 

quarta-feira, 6 de julho de 2011

ORAÇÃO DO ALPINISTA*

Senhor,
Ajuda-me a ser a pessoa em clima de oração,
a ser sal da terra e luz do mundo.
Ensina-me a dizer "sim"
como fez a nossa Mãe Maria.
Quero Te contemplar no topo da montanha,
em profunda paz e intimidade,
mas não me deixeis ficar acomodado lá em cima.
Ensina-me a descer para melhor servir.
Jesus, escala comigo de mãos dadas!

*Alpinistas são os integrantes do Movimento Escalada

A PALAVRA DO DIA

A BOA NOVA
Mateus 10,1-7

Naquele tempo, 1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos maus e de curar todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolo­meu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus.
5Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’”.

Palavra da Salvação. 

terça-feira, 5 de julho de 2011

SÃO JOSÉ, ROGAI POR NÓS!

Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de
tornar possível as coisas humanamente
impossíveis, vinde em nosso auxílio nas
dificuldades em que nos achamos.
Tomai sob vossa proteção a causa importante que vos
confiamos, para que tenha uma solução favorável.
Ó Pai muito amado, em vós depositamos toda a
nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer
que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis
junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa
bondade é igual ao vosso poder.

São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais
santa família que jamais houve, sede, nós vos
pedimos, o pai e protetor da nossa, e impetrai-nos
a graça de vivermos e morrermos no amor de
Jesus e Maria.

São José, rogai por nós que recorremos a vós.

A PALAVRA DO DIA

A BOA NOVA
Mateus 9,32-38

Naquele tempo, 32apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. 34Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”.
35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo o tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”

Palavra da Salvação. 

segunda-feira, 4 de julho de 2011

A CRUZ SAGRADA SEJA MINHA LUZ

Fonte: Juventude Católica 33
Oração

A Cruz sagrada seja minha Luz
                                 Não seja o Dragão meu guia
                                 Retira-te Satanás
                                 Nunca me aconselhes coisas vãs
                                 É mal o que tu me ofereces
                                 Bebe tu mesmo do teu veneno
                                 Rogai por nós bem aventurado São Bento
                                 Para que sejamos dignos das promessas de Cristo 

                                                                       Em Latim
                                                 Crux Sacra Sit Mihi Lux
                                                 Non Draco Sit Mihi Dux
                                                  Vade Retro Sátana
                                                Nunquam Suade Mihi Vana
                                                 Sunt Mala Quae Libas
                                                     Ipse Venena Bibas

A PALAVRA DO DIA

A BOA NOVA
Mateus 9,18-26

18Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”.
19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. 21Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”.22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante.
23Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada,24e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele. 25Quan­do a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.

Palavra da Salvação.

domingo, 3 de julho de 2011

OS INVISÍVEIS

Foto: Baixa dos Sapateiros (Carlos Cintra)

Sexta-feira, dia 28 de maio de 2010. 20h30 da noite. Chegamos na Praça da Piedade. Logo observamos a grávida Rita em cima do seu papelão e isolada em sua "ilhota". Rita não sabe quanto tempo tem de gestação, não sabe o que é pré-natal, bolsa-familia, Fome Zero...

Assim que os carros pararam e o panelão de mingau de tapioca foi colocado em um dos bancos da praça, em frente ao Gabinete Português, apareceu um senhor de barbas longas perguntando - e se desculpando - se nós iríamos distribuir comida. Nós respondemos que naquela noite tinha mingau, pão e água. Mesmo antes de acabar o seu  primeiro copo de mingau o senhor pediu mais um pouco, talvez com receio de acabar. Antes de sairmos repetiu três ou quatro vezes. Também não cansava de repetir os agradecimentos e bençãos.

Foi também na Piedade que conheci um jovem que acabou de completar dezoito anos e me perguntou se eu tinha levado roupas - camisa, calça, bermuda - porque ele só tinha aquela que usava no corpo.  Pediu também escovas de dente e de cabelo. Disse que tinha, mas foi roubado, é assim que acontece com quem mora na rua. "você dorme e um inimigo vem e joga uma pedra na sua cabeça ". Foi lá também que pediram muito cobertor, manta ou mesmo um lençol. As madrugadas em Salvador tem sido frias...

Saindo da Piedade, chegamos ao Relógio de São Pedro. Lá encontramos mais pessoas em busca de ajuda e já esperando o sopão (uma marmita) apesar de percerbemos que o local estava demasiadamente sujo com objetos plásticos sinal de que outras pessoas já haviam passado. Mesmo assim, fizeram fila para receber o mingau e o pão, muitos pediam vasilhas para guardar para o café da manhã de amanhã. 

Conheci um senhor chamado "Natal" que me mostrou o seu colchão (caixas de papelão) e me disse que aqueles pães que ele pediu eram para o fim de semana. Revelou ainda que muitos daqueles não guardam vasilhas plásticas e terminam por não ter nenhuma alimentação. Fez bem ele em encher o seu copo de mingau e ainda pediu uma vasilha cheia de água.

Bem perto dali, dois grupos jogavam dominó animadamente enquanto um outro senhor gemia de dor deitado ao ponto de não querer comer nada, apenas consentiu que deixássemos um copo de mingau para o dia seguinte. Enquanto entravámos no carro, uma moça aparentando quarenta anos - que já tinha brigado com duas ou três pessoas apenas enquanto estávamos lá - começou a provocar um rapaz que chegou enquanto nos arrumávamos para sair e repetia que "ele estava nos atrapalhando porque nós deveríamos estar cansados e queríamos ir para casa"...

Próxima parada, a frente do Restaurante Popular no Comércio. Pelo menos cerca de  vinte pessoas se animaram quando viram os carros pararem. Infelizmente não tínhamos mais cobertor (os dez foram distribuídos na Piedade), porém ainda tinha muito mingau, o pão acabou pouco depois de chegarmos. Percebi um homem que parecia está alcoolizado ou completamente "chapado", só sei que não desviava o olhar fixo no horizonte. (Qual horizonte?)

A última parada da noite seria no Chame-Chame para encontrar os usuários de drogas que ficam no início da Av. Sabino Silva. Não havia ninguém lá, apenas um grande aparato policial por toda a região, inclusive o batalhão de choque com cachorros, homens e viaturas...Provavelmente alguma operação no Calabar. Já passa das 22h40, hora de voltar para a casa. No caminho uma fina chuva ensaia começar...

Às vezes, senti como se estivesse no filme/série Ó Paí Ó -que retrata a  luta pela vida dos baianos do centro histórico da cidade - ou às vezes dentro de um livro de Jorge Amado, por que não Capitães da Areia? Infelizmente essas pessoas não são personagens de uma obra de ficção, são seres humanos com rosto e história que passam desperbido por nossos olhos, corações e mentes, são invisíveis para a sociedade e também para os governos municipal, estadual e federal. 

"A barriga está vazia/ Mas a boca ri todo dia/ Malabares na esquina/ Desequilíbrio é a sina/ Mas ele podia ser eu/ Eu podia ser você/ Você podia ser um outro/ Roleta russa de loucos/ Se escapamos foi sempre por pouco". Zélia Duncan recita na abertura da música Chicken de Frango (Zélia Duncan/Rodrigo Maranhão) no disco Sortimento.

EUCARISTIA É MILAGRE! CURA ESTUPENDA

Ano 536 - Grécia
O Papa Santo Agapito I, ilustre Pontífice de extraordinária pureza de costumes, grande piedade e vastos conhecimentos, angariou o respeito e a veneração de todo o povo católico. Demonstrou desde o princípio de seu curto pontificado possuir um caráter vigoroso e inflexível quando os hereges tratavam de atacar o dogma católico, manifestando-se sempre muito compenetrado da importância do dever que lhe impunha sua dignidade, como Chefe visível da Igreja, de conservar intacto o sagrado depósito da Fé católica.
Empreendeu uma viagem a Constantinopla, entre outros motivos para opor-se aos hereges eutiquitianos e à proteção que lhes dispensava o imperador Justiniano. No longo percurso dessa viagem passou por um povoado situado nos limites da Grécia onde havia um jovem mudo e horrivelmente encurvado, que nunca tinha podido pronunciar uma única palavra nem levantar-se do solo no qual se arrastava.
Seus pais, crendo que o Sumo Pontífice poderia curá-lo, se dirigiram ao seu encontro, se ajoelharam aos seus pés e, chorando, suplicaram que se dignasse remediar os males do seu querido e infeliz filho.
Comovido, o Papa lhes perguntou se tinham fé em que o enfermo poderia recuperar a saúde; responderam que esperavam o remédio da divina Onipotência, por mediação de São Pedro. Então se recolheu o Pontífice, fez oração e em seguida, celebrou o santo sacrifício da Missa, ao fim da qual, ao descer do altar tomou a mão do encurvado como fez um dia São Pedro ao que estava na porta do Templo de Jerusalém, e à vista de todo o povo o jovem paralítico se levantou e se pôs a andar.
Depois, ministrou-lhe a Sagrada Comunhão, e no mesmo instante se lhe soltou a língua e falou, com grande surpresa e admiração dos que presenciaram o milagre, que serviu para fortalecer a fé no Santíssimo Sacramento e a veneração ao sucessor de São Pedro.
Santo Agapito morreu no dia 17 de abril de 536, mas a Igreja honra a sua memória no dia 20 de setembro, em que foram trasladados seus restos de Constantinopla para Roma.

Fonte: Milagres Eucarísticos, do Padre Manuel Traval y Roset S.J. (adapatado)

A PALAVRA DO DIA

A BOA NOVA
Mateus 16,13-19
Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”
14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.
15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”
16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

Palavra da Salvação.