A abstinência é uma virtude que consiste na privação de coisas agradáveis e permitidas que nos infligimos a nós mesmos com a intenção de tornarmo-nos perfeitos. O objeto desta virtude são todos os prazeres cujo gozo é permitido pelo nosso corpo e nosso espírito, mas não pelas regras das virtudes. Para ser virtude é necessário que a abstinência não seja praticada contra a lei de Deus, por isso não é justa quando contradiz as vistas da natureza ou não é dirigida pela prudência, porque desta forma abate as forças e abrevia os dias da existência, fim contrário a natureza, cujas produções são destinadas ao uso mas não ao abuso.
Era a virtude dominante das primeiras comunidades do cristianismo: ser cristão era ser homem de abstinência; com ela subjugava os excessos da liberdade e adquiriam império absoluto sobre o coração.
Esses tempos felizes vêem renovados nos preciosos dias de Antônio: todos os que o viam admiravam nele um homem mortificado e abstinente. Os próprios inimigos que o tentavam para corromper-lhe os votos admiravam nele a constante prática desta virtude austera; abstinente por inclinação e por escolha, embora nascesse longos anos depois de tantos solitários que por esta abstinência faziam florescer o deserto, como o lírio dos campos não apareceu menos brilhantes nem menos abstinentes nas cortes brilhantes e na solidão ou no retiro refreava sempre e sem cessar os apetites desordenados e governava todas as paixões.
ORAÇÃO
Abstinente Antônio, vós que praticastes a virtude da abstinência em todos os seus objetos, fazei que esta virtude no grau sublime em que a praticastes, seja por nós amada e infundida em nossos corações, para que, animados dos mesmos sentimentos e desejo refreemos as nossas paixões e lhes moderemos a força, por meio da mortificação. Para conseguirmos vencer as dificuldades que nos impedem a observância desta virtude, apartai de nós todos os obstáculos que possam tolher-lhe a prática, a fim de que, justificados pela abstinência no grau em que a possuístes, nos habilitemos a gozar a vida eterna a que aspiramos, recebendo a coroa da glória que Deus decretou a esta virtude no céu, por todos os séculos dos séculos. Amém.
ResponderExcluirBom dia!
"Mas os que esperam no senhor, renovarão as suas forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão." (isaías 40:31)
Desejo que seu fim de semana seja de paz!
http://www.youtube.com/watch?v=Ir6rGNmjRiU
Deus seja contigo.
Blog Yehi Or!
http://www.hajalluz.blogspot.com